18/08/2020 às 17h52min - Atualizada em 19/08/2020 às 00h00min

Recordista mundial de paraquedismo Head Up separa dicas para não desistir dos exercícios físicos

Humberto Siqueira Nogueira dá algumas dicas para não desistir dos exercícios físicos, desde a importância da definição de metas até a motivação de ter companhia em alguns casos.

DINO
https://www.flickr.com/photos/humberto-siqueira-nogueira
Exercício em casa para quarentena


Manter uma rotina constante de exercícios físicos pode ser um grande desafio para muitas pessoas. A correria do dia a dia, o cansaço ou mesmo a preguiça podem acabar vencendo e arruinando os planos de ser mais ativo e saudável.

Para não deixar isso acontecer, alguns hábitos e "truques" fazem toda a diferença. Recordista mundial de paraquedismo Head Up, Humberto Siqueira Nogueira dá algumas dicas para não desistir dos exercícios físicos.

1 - Escolher um esporte por prazer
Uma das dicas mais importantes para não desistir dos exercícios físicos é encontrar uma atividade que dê prazer.

Pode ser futebol, natação, dança, pilates, crossfit… Independentemente do tipo de atividade, tem muito mais chances de persistir nela ao gostar da sensação da prática.

Agora, ao fazer um esporte só por obrigação, a tendência é encontrar desculpas para matar o treino. E como saber qual exercício proporciona mais prazer e satisfação? O jeito é testar vários até encontrar aquele que mais gostar.

2 - Exercitar-se perto de casa ou do trabalho
O exercício físico não deve ser uma prática inconveniente na vida. Pelo contrário, ele deve se encaixar na rotina e estilo de vida.

Ou seja, não faz sentido começar a academia ou uma aula de dança em um lugar que fica longe de casa ou do trabalho. As chances de desistir rapidamente são enormes.

Então, antes de sair correndo para se matricular em qualquer lugar, o ideal é pesquisar bastante. Analisar a rotina e o dia a dia e entender quais horários e locais poderiam seriam dedicados à prática de exercícios físicos.

Se precisar sair direto do trabalho para a academia, por exemplo, vai facilitar muito a vida e aumentar o tempo de permanência na atividade.

Agora, se academias ou escolas não forem uma opção, vale procurar um parque ou a praça mais próximos.

3 - Convidar amigos ou parentes para fazer companhia
Ter companhia é uma das melhores maneiras de persistir nas atividades físicas. Principalmente se firmar um compromisso com alguém.

A dica então é procurar uma companhia fiel de exercícios físicos — seja cônjuge, amigo, pai, mãe, irmão etc.

A ideia é que um apoie o outro e também cobre a presença nos treinos para que ninguém deixe a preguiça falar mais alto.

4 - Definir metas realistas
Uma maneira de não desistir das atividades físicas é estabelecer metas alcançáveis e realistas.

É comum, no entusiasmo inicial, fazer planos de uma rotina de exercícios muito intensa ou de emagrecimento rápido.

Só que isso acaba tendo um efeito contrário, porque, quando a pessoa não consegue cumprir o que imaginou, fica frustrada e desiste completamente dos exercícios.

Por isso, o ideal é evitar planejar se exercitar todo dia ou por longos períodos logo no início. Começar devagar e criar aos poucos o hábito da atividade física é o melhor caminho. Logo essa rotina estará incorporada ao dia a dia e as chances de desistir serão bem menores.



Website: https://www.flickr.com/photos/humberto-siqueira-nogueira
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90