14/08/2020 às 18h20min - Atualizada em 15/08/2020 às 20h33min

Cirurgião dentista e clínico geral: qual é a diferença?

O dentista, que aqui será chamado de clínico geral para evitar confusão, é o indivíduo que se formou em odontologia e que tem por objetivo cuidar da boca, além de tratar dos dentes e dos ossos da face. Pode-se afirmar que esse profissional presta atendimento em situações mais gerais, menos específicas. No entanto, esse fator não permite achar que essa tarefa seja fácil.

DINO
http://www.oral360.com.br
Odontologia - Clínica Geral


No dia a dia, muitas vezes o cuidado com os dentes e a saúde bucal é deixado de lado e um dos motivos que fazem com que esse assunto não seja levado tão a sério é que o processo de agendamento de consultas, além de não ser legal, também demanda um tempo que nem sempre as pessoas têm. 

Além disso, nem sempre a pessoa consegue saber de imediato qual é o profissional da saúde apto a atendê-la. E foi por esse motivo que a Clínica Oral 360 criou esse texto: para prestar ajuda durante as marcações de consulta com o dentista. 

Clínico geral: o que faz?

O dentista, que aqui será chamado de clínico geral para evitar confusão, é o indivíduo que se formou em odontologia e que tem por objetivo cuidar da boca, além de tratar dos dentes e dos ossos da face. Pode-se afirmar que esse profissional presta atendimento em situações mais gerais, menos específicas. No entanto, esse fator não permite achar que essa tarefa seja fácil.

É pelo clínico geral que os pacientes costumam passar na primeira consulta e é ele quem irá direcioná-los ao profissional de outra especialidade ou, em situações menos complexas, solucionar as queixas. Sendo assim, seu papel compreende ajudar na higienização bucal, além de assegurar a qualidade da mordida e a saúde dos dentes e da gengiva. 

No que se refere a tratamentos, esse profissional também está apto a executar procedimentos como:

  • Aplicação de flúor;
  • Limpeza;
  • Orientar práticas educativas visando à saúde bucal;
  • Remoção de tártaro e cáries;
  • Restauração.

Na maioria dos casos, cabe ao clínico geral diagnosticar o paciente sobre todo tipo de problema que esse pode vir a apresentar na boca. Sendo assim, cabe a esse profissional recomendar o tratamento mais apropriado ou, se necessário, direcionar o indivíduo a outra especialidade mais apropriada.

Cirurgião dentista: o que faz?

Esse é o profissional que se formou em odontologia e que se especializou em um ramo mais específico. Como já citado, o clínico geral é quem realiza o primeiro atendimento com o paciente e quando esse não consegue solucionar o caso, cabe a ele orientá-lo a buscar um cirurgião dentista ou encaminhá-lo diretamente. 

Esse atendimento primário com o clínico geral é importante, pois cada cirurgião dentista possui a sua especialização. Logo, somente o clínico geral conseguirá apontar o profissional mais apropriado para tratar de cada situação. 

Já sabendo o diagnóstico, o cirurgião dentista, para solucionar o problema do paciente, muitas vezes precisa realizar alguma intervenção cirúrgica, ainda que essa seja pequena. 

Fica fácil perceber como esse profissional possui grande abrangência no que se refere a tratamentos da região bucal. Alguns dos procedimentos por ele executados são:

  • Bichectomia;
  • Cirurgias corretivas (a fim de melhorar o posicionamento dos dentes ou ossos na boca);
  • Extração de dentes;
  • Implante de próteses dentárias;
  • Procedimentos emergenciais;
  • Tratamento de cânceres bucais.

Tanto o clínico geral quanto o cirurgião dentista estão aptos a avaliar o paciente e diagnosticá-lo. No entanto, a fim de solucionar o problema do paciente mais rapidamente, o ideal é que o cirurgião dentista só comece a agir, de fato, no momento de pôr em prática o procedimento odontológico. Dessa forma, ao contar com a orientação de um clínico geral, o tratamento acaba ocorrendo de forma mais rápida e bem-sucedida. 

Conforme a sua especialidade, o cirurgião dentista pode realizar os mais diversos tipos de tratamentos, que vão desde os atendimentos emergenciais até a realização de procedimentos estéticos. Logo, é possível contar com o cirurgião dentista em diversas situações.

Quem procurar? 

Agora que já foi visto o que distingue o clínico geral de um cirurgião dentista, já é possível analisar qual desses dois especialistas é o mais indicado para possíveis problemas. 

Como visto anteriormente, o primeiro passo é passar pelo atendimento com o clínico geral para que ele faça o diagnóstico e veja se é possível solucionar o problema ou, se necessário, fazer o encaminhamento para a realização do tratamento mais apropriado para o paciente. A questão é que nem sempre o paciente dispõe de tempo ou até mesmo ânimo para enfrentar uma consulta. 

No geral, os casos mais complicados são os que envolvem incômodos e a pessoa não imagina o que pode vir a ser. Quando isso acontece, o paciente pode acabar tendo mais trabalho, pois encontrar um dentista e marcar uma consulta pode se tornar um processo mais estressante. 

Como é possível notar, são inúmeras as diferenças entre o profissional especializado em clínica geral e o que é cirurgião dentista. O importante é analisar qual desses profissionais é o mais indicado e, assim, realizar a marcação da consulta. Agora o agendamento não será mais uma tarefa árdua.

Com acesso a todas essas informações, não será mais necessário enfrentar as antigas dificuldades que esse processo representava. Ao lembrar das dicas aqui apresentadas, as próximas consultas serão bem mais tranquilas.

Marque sua consulta com a Oral 360:
(21) 3549-1400 | (21) 2179-7034

Rua Conde de Bonfim, 80
Tijuca – 102 subsolo – RJ

Atendimento:
De seg. à sex. das 9:00 as 19:00h
Sáb. das 9:00 as 13:00

 



Website: http://www.oral360.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90