22/07/2020 às 16h21min - Atualizada em 27/07/2020 às 03h21min

Audiências Online Via Webex: um passo a passo gratuito da plataforma oficial do CNJ

O uso da plataforma emergencial de videoconferência para audiências do CNJ, o Cisco Webex Meetings, tornou-se essencial para que os advogados façam suas audiências virtuais nesse período da Pandemia da COVID-19. Para ajudar neste processo, site disponibiliza curso gratuito da plataforma para os advogados.

DINO
https://www.mentedeconcurseiro.com/audiencia-virtual-webex-para-advogados/

Há anos se ouve que a internet é o futuro.

Frases como "o advogado do século XXI terá que se reinventar" foram tão repetidas que se tornaram lugar-comum das conversas no fórum. Porém, a recorrência da temática foi tamanha que banalizou seu conteúdo e essa realidade virtual parecia um futuro que nunca chegava.

Advogados concordavam, mas permaneciam exercendo a advocacia exatamente da mesma forma de antes. A transformação dos processos físicos em digitais parecia ter completado o ciclo de digitalização da advocacia. E, apesar de consenso, a verdade é que pouca gente realmente se preparou para essa realidade online.

Acontece que 20 anos depois do início do século XXI, a pandemia da COVID-19 impôs, como medida de saúde e segurança, o isolamento social e paralisação total do acesso presencial às dependências dos fóruns.

O maior questionamento foi em relação à realização das audiências. Isto porque, apesar da possibilidade do trâmite digital, pouco adianta o prosseguimento do processo judicial se audiências não puderem acontecer.
Sem uma solução para possibilitar a realização de audiência, todos os processos que ainda não foram instruídos tramitariam até esse momento e, então, ficariam completamente parados para ouvir as partes ou testemunhas.

Isso significaria um evidente inchaço nas pautas do judiciário e acúmulo de trabalho a todos aqueles que trabalham com demandas judiciais, inclusive advogados. Quanto menor a celeridade dos processos, maior a demora para solução do problema do cliente e, muitas vezes, para o advogado receber seus honorários.

Com isso, era evidente que o sistema judiciário brasileiro como um todo não suportaria muito tempo em paralisação sem que houvesse audiências em razão da pandemia do novo coronavírus.

Por outro lado, a aglomeração de pessoas para atos não urgentes está fora de cogitação em razão da gravidade da crise sanitária.

Nesse momento todos os olhos se voltaram à internet. Audiências online pareciam a solução óbvia e, de um dia para o outro, um recurso que era usado como exceção, tornou-se regra na prática jurídica.

E aí que todos aqueles que têm audiências na sua rotina de trabalho precisaram aprender, em um curtíssimo espaço de tempo, como utilizar ferramentas, métodos, programas, aplicativos, etc., que viabilizariam que as audiências acontecessem em um formato 100% online.

Não bastasse o tempo escasso de um dia a dia corrido e totalmente modificado (e às vezes prejudicado) pela pandemia, todos sabem que, na aprendizagem de novas tecnologias, as individualidades são acentuadas.
Existem aquelas pessoas que têm uma certa familiaridade, facilidade com o uso de computadores, servidores e navegadores enquanto outras, têm medo só de pensar.

E toda essa conjuntura de mudança rápida na forma de realização das audiências pela pandemia da COVID-19, pouco tempo para aprender e se adaptar a ela, e dificuldade natural do aprendizado de novas tecnologias fez com que um certo sentimento de pânico se instaurasse entre pessoas que têm audiências em sua rotina de trabalho.

Pensando nisso, o site Mentedeconcurseiro.com disponibilizou de forma online e totalmente gratuita uma série de vídeos chamada "Audiência Virtual via Webex para advogados" .

É um verdadeiro passo a passo que ensina, desde o absoluto zero, a utilizar a plataforma CISCO WEBEX Meetings, que é a oficial disponibilizada pelo CNJ para realização das audiências online. Vamos aos pontos positivos dos vídeos.

Pontos positivos:

Um servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região ensinando: se para os advogados a nova realidade das audiências foi uma mudança abrupta, o que dizer dos servidores dos tribunais? Eles precisaram aprender a utilizar todas as ferramentas para garantir a continuidade dos processos, tirar dúvidas de advogados, responder a questionamentos de partes, enfim. E os vídeos disponibilizados tem uma grande vantagem: contam com a claríssima explicação do Junior, um servidor do TRT 1. Acredite: faz toda a diferença aprender com alguém que está com "a mão na massa" todos os dias.

Aulas 100% online: todos os vídeos já estão disponibilizados no site, de forma online. Não é preciso fazer nenhum download, usar aplicativos diferentes ou programas complicados: basta entrar com o navegador e clicar no "play" para aprender.

Aulas 100% gratuitas: além de online, as aulas são 100% gratuitas. Mas quando eu digo gratuitas, são gratuitas mesmo. O acesso não exige nem mesmo um cadastro prévio ou disponibilização de dados pessoais.
Ensina tudo, do zero: os vídeos pretendem realmente ajudar aqueles que precisam de uma ajuda em todos os momentos da utilização. As aulas não pressupõem conhecimento prévio e ensinam como se cadastrar e instalar os programas necessários, como entrar nas salas virtuais de audiência, o significado dos ícones, etc.

Organização cronológica: os vídeos estão disponibilizados em uma página simples e de uma forma cronológica. Ao terminar um, basta descer a barra de rolagem e encontrar logo na sequência o próximo.

Vídeos curtos e separados para cada etapa: as aulas são curtas e fracionadas para cada etapa do uso da plataforma digital. Isso permite assistir a um dos vídeos em um momento e voltar para assistir os próximos depois sem ter que ficar lembrando onde havia parado. As aulas também são curtas: a mais longa delas não tem nem 25 minutos.

Audiência simulada: a série de vídeos conta com uma aula de uma audiência online simulada. Isso faz toda a diferença tanto para combater aquela ansiedade natural de quando se experimenta algo novo, quanto para familiarizar com a plataforma na prática.

Relação de links úteis ao final: além de tudo isso, ao final ainda tem uma relação completíssima com vários links úteis e de interesse geral.

Informações importantes:

É importante deixar claro que o material disponibilizado não apresenta informações oficiais ou institucionais disponibilizadas nem pelo CNJ e nem por qualquer Tribunal do país.
Isso faz com que buscar os materiais oficiais para complementar os vídeos disponibilizados pelo site seja indispensável, mas, não há dúvida: com esse passo a passo a vida será mais fácil.



Website: https://www.mentedeconcurseiro.com/audiencia-virtual-webex-para-advogados/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »