A carreira de personal trainer vem ganhando cada vez mais adeptos no país, graças à profissionalização da atividade e à crescente procura pelo estilo de vida fitness.
Porém, muitos aspirantes a personal trainer ainda pecam ao não buscar informação nem qualificação adequada para desempenhar a profissão e prosperar na carreira.
Vencedor do Campeonato Brasileiro de Freefly em 2015 e paraquedista profissional, Humberto Siqueira Nogueira destaca cinco passos essenciais para se tornar um personal trainer de sucesso.
Investir em estudo e qualificação
O primeiro passo para a carreira de personal trainer é investir em estudo e qualificação adequada. Para exercer a atividade, é necessário ter formação em Educação Física e registro no Conselho Federal de Educação Física (CREF).
Mas, só isso não basta. Seguir os estudos e fazer especializações aumentam as chances de sucesso na carreira. Por isso, é muito válido participar de cursos, palestras e eventos na área que agreguem conhecimento e conectem o profissional a outros colegas da área.
Além disso, também é importante estudar outros conteúdos que possam ajudar a qualificar e ampliar o trabalho, como empreendedorismo, inteligência emocional e até outros idiomas.
Dedicar-se ao marketing pessoal
A internet é um ambiente promissor para alavancar a carreira de um personal trainer. A divulgação em redes sociais, blogs, e-mail e outros canais pode contribuir imensamente para melhorar os resultados do negócio em diversos aspectos.
Através da internet, o personal trainer pode construir um nome e uma autoridade dentro do segmento, além de nutrir o relacionamento com seu público e conquistar novos clientes.
Os tipos de conteúdo que mais costumam fazer sucesso nesse ramo são dicas de alimentação e rotina fitness, resultado de alunos (antes e depois), além de dicas de aulas e exercícios.
Cobrar preços justos
É comum que profissionais em início de carreira cobrem valores abaixo do mercado para começar a trabalhar logo. Isso pode até ajudar a conquistar os primeiros clientes, mas não é uma boa estratégia a longo prazo.
Por isso, um bom começo é iniciar os serviços praticando os valores do mercado e, à medida em que aumenta a qualificação e a experiência, poder elevar também os preços.
A dica é definir um salário de referência para o mês. Assim, o próprio profissional pode definir o valor que acha justo para seu trabalho levando em conta tempo de dedicação, nível de conhecimento e estudo e resultados alcançados.
Organizar a rotina de trabalho
É importante organizar uma rotina de trabalho que seja consistente e produtiva. Ou seja, definir horários claros para o início e o fim de cada jornada, encaixar as sessões de trabalho, planejar deslocamentos para atender os clientes e também planejar os horários de descanso, alimentação e estudo.
As atividades físicas também devem ser conciliadas com rotina de trabalho, afinal, o personal trainer precisa estar com seu condicionamento físico em dia. Outro ponto importante é planejar folgas e férias para evitar a sobrecarga de estresse e trabalho.
Neste planejamento, é importante que o personal avalie também quantas horas pretende trabalhar no futuro visando a desaceleração (ou intensificação) da rotina conforme os plano de carreira que está construindo.
Reinventar-se constantemente
Por fim, o último passo para se tornar um personal trainer de sucesso é utilizar a criatividade para reinventar-se na profissão constantemente.
Os clientes têm perfis cada vez mais exigentes e, por isso, prestadores de serviço de qualquer área precisam estar constantemente atentos às novas exigências do mercado.
Vale observar o que outros profissionais da mesma área estão oferecendo, avaliar os pontos fortes e fracos do próprio trabalho e encontrar oportunidades de melhorias. Seja desenvolvendo novas técnicas, oferecendo novos cursos ou investindo no empreendedorismo para fazer decolar um negócio próprio.