22/06/2020 às 18h35min - Atualizada em 28/06/2020 às 23h12min

Está ocorrendo neste mês, de forma virtual, o lançamento do livro “O nascimento do liberalismo”, de autoria de Sérgio Sérvulo

O livro analisa a origem do liberalismo político, com sua evolução de sociedade baseada no personalismo monárquico e religioso até a construção do Estado moderno, onde as várias correntes da sociedade se encontram mais representadas. Trata-se de leitura recomendada para profissionais, estudantes e curiosos das seguintes áreas: Política, Filosofia, História, Direito e Sociologia.

DINO
https://www.barralivros.com

O livro busca analisar as origens históricas do liberalismo político, que, de uma ideia radical, é hoje a base das democracias ocidentais. Em largo panorama histórico, que vai do século IV (com Constantino), até o Tratado de Latrão (1927), nota-se como as liberdades se incorporam às instituições. A tese principal dessa obra é que, sendo o saber humano cumulativo, é impossível retroceder de práticas que se mostraram melhores para práticas correspondentes a estágios inferiores de civilização. Assim, a vitória do princípio liberal, e sua incorporação às Constituições democráticas, proscreve definitivamente a ideia de uma sociedade de tipo hierárquico e monolítico, em que todas as pessoas são obrigadas a viver segundo as concepções estreitas de uma minoria apoiada no poder do dinheiro, da ideologia e da violência.

O autor, Sérgio Sérvulo, é formado em Direito pela Usp, foi procurador do Estado de São Paulo, vice-prefeito de Santos e Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos. No Conselho Federal da OAB, coordenou a comissão que atuou na Constituinte de 1987-1988. Foi ainda chefe de gabinete do ministro Márcio Thomas Bastos.

Sérgio Sérvulo é autor de outras obras, com destaque para "Investigação sobre o possível", "Antropologia Cristã", "Introdução à Filosofia e outros escritos" e "Abaixo a censura".

Para mais informações, acesse o link:
https://www.barralivros.com/nascimento-liberalismo



Website: https://www.barralivros.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »