22/06/2020 às 11h04min - Atualizada em 28/06/2020 às 14h03min

Congresso online ensina como praticar corrida de montanha com segurança pós-pandemia

Muita gente está buscando por Corrida de Montanha para evitar aglomeração, mas a prática do esporte requer cuidados. Por isso, o 2º Congresso Online de Trail Running Gear Tips promove encontro online e gratuito com especialistas e atletas da área.

DINO
https://congresso.geartips.com.br/2-congresso-online-trail-running-gear-tips-2020/
2º Congresso Online de Trail Running


Muita gente já está planejando o que vai fazer quando as regras de isolamento social acabarem ou ficarem mais flexíveis, e a aposta de corredores é a de que a prática de corrida em meio à natureza vai aumentar muito. Um levantamento  informal feito em grupos de corrida nas redes sociais confirmou a tendência, e os organizadores do Congresso Online Gear Tips decidiram antecipar o evento para promover a prática do esporte com segurança. O encontro virtual, gratuito, acontece de  22 a 28 de junho com 31 palestras de nutricionistas, preparadores físicos, superatletas e especialistas em equipamentos e segurança em trail running (corrida em montanha).

Para Pedro Lacaz Amaral, especialista em equipamentos para esportes de aventura e um dos organizadores do evento, mesmo quem já tem preparo físico para correr pode não estar pronto para a montanha. Não se trata apenas de colocar um tênis e sair de casa. Ele explica que começa  pelo tênis escolhido, já que em montanha há risco de escorregar, terreno irregular, entre outras particularidades, e vai até a hora de sair e voltar. Isso porque, em trilhas, é preciso considerar também fatores como navegação, visibilidade e clima, entre outros.

Um exemplo é que, na rua, as pessoas saem para correr de dia e, se anoitecer, não terão problema, mas na montanha seria fundamental ter uma lanterna de cabeça. A diferença é que é preciso um planejamento muito maior, porque estamos falando de grandes variações de temperatura, de risco de se perder, entre muitos outros fatores - diz Pedro Lacaz Amaral, organizador do evento, que acrescenta:

"Outro fator importante para considerar é o que fazer em casos de emergência, especialmente em locais onde o celular não funciona. Sem conhecimentos sobre primeiros socorros ou meios de contato, a atividade pode se tornar um pesadelo. É o que o congresso vai ajudar a evitar" - afirma.

Os encontros serão divididos em três eixos considerados fundamentais para a prática de corrida de montanha: condicionamento físico e mental, conhecimento sobre tecnologia e equipamentos (tênis, vestuário, lanternas, purificadores de água, etc.), além das habilidades para a prática do esporte de montanha em si, como navegação, primeiros-socorros, entre outros.

Durante as palestras, os participantes podem tirar suas dúvidas com os palestrantes através de uma ferramenta de chat.

O 2º Congresso de Trail Running Gear Tips só é possível ser realizado graças ao patrocínio das empresas CamelBak, Clorin, NTK e SPOT.

Como fazer a inscrição:

Acesse o site do congresso para fazer a inscrição gratuita.

Palestras: Confira programação completa

Veja abaixo algumas palestras do Congresso:

 

DIA HORÁRIO TÍTULO DA PALESTRA PALESTRANTE INSTITUIÇÃO
22/06/2020 16:00

Equipamentos para Trail Running

Fernanda Maciel

SPOT
22/06/2020  20:00 Equipamentos de Segurança para Trail Running Pedro Lacaz Amaral Gear Tips
23/06/2020 08:00 Como se Preparar para uma Prova de Trail Running Fernando Nazario Salomon
23/06/2020 20:00 Participação Feminina no Trail Running Ligia Almeida JVM Trail Run
24/06/2020 12:00 Cenário Atual do Treino Running no Brasil Valmir Lana Jr. Diretor Revista Trail Running
25/06/2020 16:00 Hiportemia, Hipertemia e Hiponatremia - Entenda e Evite! Samanta Chu WMAI-Brasil
26/06/2020 20:00 Lesões mais Comuns no Trail Running

Fábio Paes Leme

FPL Fisioterapia
27/06/2020 16:00

UTMB - Treinamento e Preparo

André Medeiros CamelBak Outdoor Sports
28/06/2020 19:00 Portugal Countryside - Correndo além dos 1000km Mauro Chasilew  On the Rocks Aventuras

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90