09/04/2020 às 12h41min - Atualizada em 11/04/2020 às 10h03min

A importância do Personal Trainer na atividade física

Não é de conhecimento comum como fazer o exercício de forma efetiva, rotineira e com resultados satisfatórios.

DINO
http://www.dino.com.br


Não é segredo para ninguém o papel das necessidades da atividade física para uma qualidade de vida estável e duradora. Os benefícios para mente e corpo estão descritos em diversos sites especializados, monografias, nos comerciais de televisão e em organizações conceituadas como a NCBI – National Center For Biotechnology Information – que afirma que o sedentarismo foi identificado como o quarto principal fator de risco para mortalidade global (6% das mortes em todo o mundo). Isso ocorre após pressão alta (13%), uso de tabaco (9%) e glicemia alta (6%) Sobrepeso e obesidade são responsáveis ​​por 5% da mortalidade global.

O que ainda não é de conhecimento comum é como fazer o exercício de forma efetiva, rotineira e com resultados satisfatórios. O Mestre em Ciência do Esporte e do Exercício, Caian Feliciano Araujo, observa que “embora as academias e parques públicos estejam repletos de pessoas se exercitando, isso não significa que estão fazendo da maneira mais adequada, a falta de acompanhamento – dentre outros problemas – pode causar lesões importantes no indivíduo”.

Nesse momento, Caian reforça a importância de um profissional qualificado na área para acompanhar tais atividades. O Personal Trainer, como é conhecido o profissional formado em educação física, é o responsável não só pelo resultado de um exercício físico, mas sim por toda proposta necessária para cada pessoa. “A profissão já existe há muitas décadas, porém, a atividade ainda era vista como algo novo. No início da minha carreira, em 2008 quando acompanhava clientes em parques e em seus condomínios, percebia olhares estranhos de pessoas que treinavam sem o profissional especializado ao lado.”

Hoje com a quantidade de informações, pode-se encontrar diversos profissionais liderando aulas particulares para um resultado mais coerente e saudável.

Estudos científicos comparam grupos de pessoas que treinam sozinhas com aquelas que treinam com um Personal Trainer. “Independentemente do objetivo, as pessoas que praticam suas atividades com as orientações do profissional atingem suas metas de maneira mais eficiente, resultados mais rápidos e duradouros com segurança e números mais expressivos em diversas valências físicas” afirma o Mestre.

Araujo detalha que a diferença está na proximidade durante todo o período do treino, corrigindo cada detalhe de cada movimento. “Outra razão é o controle de carga de cada cliente, minuciosamente ajustado a cada período pré‐estabelecido”. E finaliza: “Os nossos clientes não são robôs ou máquinas; há dias mais felizes, mais tristes, mais cansativos. Alguns são mais fortes mentalmente, outros mais sensíveis. Muitos adoram treinar, outros detestam. O Personal Trainer ouve, observa e leva tudo isso em consideração antes de aplicar algum estímulo. O nosso papel é estar ao lado do cliente, garantindo plena saúde e qualidade de vida”.

 



Website: http://www.dino.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90