24/03/2020 às 15h42min - Atualizada em 24/03/2020 às 15h42min

Motorista de aplicativo se isola de passageiros com plástico para não pegar coronavírus

Extra
Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo
Sentado no sofá de casa, no bairro Parque Alvorada, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Deived Brito dos Santos, de 25 anos, motorista de aplicativo, absorvia as notícias pela TV do impacto do avanço do novo coronavírus no seu trabalho. De cerca de 30 corridas por dia, viu o número despencar para dez em menos de uma semana. Com três filhos, dois enteados e a mulher para sustentar, além do aluguel do carro para pagar, bateu a preocupação.

Foi quando Andressa de Lima Duarte, com quem vive há nove anos, passou diante dele com um pote fechado com filme de PVC, plástico usado para proteger alimentos. Veio a ideia dele em se isolar dos passageiros usando o mesmo material.Colado com fita adesiva, o plástico fica esticado da metade do vidro parabrisa dianteiro, passando por trás do banco do motorista, quando finalmente é preso à porta do lado de Deived.

Além disso, pelo menos quatro vezes por dia, ele higieniza o recinto com álcool 70%. A cada corrida, ele limpa os bancos traseiros e o do carona e cuida, ainda, das maçanetas do veículo com água sanitária e sabão, pontos mais suscetíveis à contaminação pela Covid-19. Também borrifa com álcool, mas tem tido dificuldade de encontrar o produto. A garrafa dele já está acabando.

Atrás do banco do motorista, há um bilhete, escrito à mão com caneta azul, pedindo aos passageiros que o compreendam por estar isolado: "Desculpe o transtorno, pois tenho filhos para criar".

Avaliação alta

Avaliado pelos passageiros com o conceito diamante, o mais elevado do aplicativo Uber, ele recebeu ainda mais elogios depois da iniciativa. Segundo ele, no fim da semana passada, uma médica da Clínica São Vicente, na Gávea, que fez uma corrida com ele, o parabenizou pela ideia.

— Ela disse que era infectologista e aprovou o isolamento. Falou que eu estava 80% protegido. Na verdade, pensei na família e na segurança dos passageiros. Todo mundo fala bem. Teve até passageiro que me filmou. O vídeo até viralizou — conta o motorista. — Quando a minha mulher passou com o pote lacrado com o plástico, eu lembrei de um motorista de táxi, em São Paulo, que comprou uma placa de blindagem (Kevlar, polímero ultrarresistente a tiros) para se proteger dos bandidos, após sofrer uma sucessão de assaltos. No nosso caso, o inimigo é o coronavírus — diz ele que, desde o primeiro caso comprovado da doença, desistiu de aceitar corridas para aeroportos.


Motorista isolou o seu espaço com plástico filme para não deixar de rodar no aplicativo
Foto: Arquivo Pessoal


Desde que optou pelo isolamento, vem recebendo elogios também no aplicativo. Um dos passageiros chegou a avaliar: "Um carro mais limpo que esse não existe, até álcool em gel e papel filme". A mensagem vem seguida de emojis com carinha sorrindo, além de aplausos. Já são 6.522 viagens em um ano como motorista de aplicativo. No entanto, a preocupação continua, apesar das medidas adotadas.

Com as restrições de circulação de veículos de aplicativos entre municípios e as pessoas ficando em casa, Deived não sabe o que irá fazer quando as contas com vencimento em abril chegarem. O isolamento com plástico atenuou a queda no número de corridas, mas ainda não foi o suficiente. Um dos passageiros dele, o biólogo Fernando Ney, gostou da criatividade de Deived:

— Quando entrei no carro, não parei de rir. A ideia é genial e simples! Ele teve a preocupação com ele e os outros. Perguntei se ele não tinha se esquecido de desinfectar as maçanetas, aí ele me mostrou o álcool. Borrifou o carro todo. Não tem contato nenhum com ele, mas dá para conversar normalmente, porque o plástico não impede o som. Postei um vídeo e algumas pessoas já me pediram o telefone dele (21 97912-4527) para viagens — conta. — Esse vírus não está brincadeira. Vai piorar muito ainda. Espero que a ideia dele seja copiada por outros motoristas — comenta o biólogo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90