27/02/2020 às 17h01min - Atualizada em 01/03/2020 às 14h30min

Os Desafios da indústria na gestão da água

A gestão da água transformou-se numa questão estratégica para a maioria das companhias. Um diferencial competitivo. Ciente disso, o Grupo FUSATI disponibiliza sua gama de soluções potencializar o uso eficiente desta imprescindível matéria-prima industrial: a água, insumo indispensável para a vida e para a saúde das cadeias produtivas do país.

DINO
https://www.fusati.com.br/
Soluções Personalizadas em Filtro de Água Industrial e Tratamento De Água


A gestão racional da água é um desafio-chave para o planeta neste século XXI, esta era norteada pela preocupação global com a sustentabilidade, com as severas alterações climáticas, as alarmantes crises hídricas e outros fenômenos que, até décadas atrás, não integravam o rol de preocupações da humanidade.

Um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA), divulgado por meio do relatório “Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil”, aponta que a demanda por água no Brasil cresceu 80% nos últimos 20 anos e projeta que até 2030 o aumento será de 30%. 

Especificamente no meio empresarial, o desenvolvimento e a implementação de processos e tecnologias que otimizam o uso da água se tornaram sinônimos de competitividade, aumento da produtividade, conquista de novos mercados, cumprimento de legislações ambientais e, por fim, o reconhecimento de adoção de práticas sustentáveis – por parceiros, fornecedores e clientes finais.

Atento a esse cenário, há mais de 35 anos o Grupo FUSATI projeta e comercializa diferentes soluções e equipamentos que realizam desde o tratamento de água de distribuição pública, de poços artesianos e de chuva, até o tratamento de esgotos domésticos e de efluentes industriais.

Na ampla linha de produtos e tecnologias da FUSATI figuram filtros residenciais, para condomínios, indústrias e empresas dos mais variados setores de atividade econômica, para o agronegócio, comércio, hotéis, shoppings e outros negócios. Com diferentes características técnicas, capacidades de vazão e elementos filtrantes (carvão ativado, quartzo, resina, areia e outras opções), a FUSATI tem a solução adequada para cada demanda/necessidade quando o assunto é tratamento de água. 

Desenvolvido em aço inox, uma das estrelas da FUSATI é o Filtro Central de Água, dispositivo que ao ser instalado após o hidrômetro extrai impurezas da água (de abastecimento público) como partículas de areia, argila e outras substâncias orgânicas.

Além de fornecer água cristalina e de qualidade para todos os pontos do imóvel (comercial, industrial ou residencial), o Filtro Central de Água evita o acúmulo de sujeira em caixas d’água, aumenta a vida útil de equipamentos conectados à rede hidráulica e possui um eficiente mecanismo de retrolavagem (inversão do fluxo de água). Duas vantagens deste dispositivo: dispensa a troca rotineira de cartuchos e outros elementos de filtração, gerando economia; e permite que a água proveniente desse processo de autolimpeza (água de reúso!) seja empregada na lavagem de áreas de parques industriais, pisos, na rega de jardins e de áreas verdes diversas.

Os filtros FUSATI também são eficazes no trato com o cloro, seja na adição ou na extração. Para a primeira situação, há, por exemplo, os Filtros para Poços Artesianos ou Semi Artesianos, que ministram doses de cloro para a desinfecção e remoção de metais (ferro e manganês) deste tipo de água oriunda dos lençóis freáticos. Por sua vez, o Filtro Declorador Industrial é um poderoso aliado de companhias cujo processo fabril depende, obrigatoriamente, da remoção do cloro da água. Embora seja um eficiente bactericida, o excesso do elemento químico na água compromete a produção de produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos, entre outros. Nesses casos, os filtros decloradores da FUSATI dão conta desta missão, garantindo assim a qualidade da água necessária para a fabricação desses produtos, sem alterar suas características específicas, como sabor, textura e odor.

Já a divisão FUSATI Ambiental projeta e desenvolve estações de tratamento de água, de esgoto, de reúso de água pluvial, de efluentes, biofiltros (para a redução de odor em ETEs), “wetlands” construídos artificialmente e outros dispositivos que atendem a necessidades do setor privado e de municípios.

As Estações de Tratamento de Água (ETAs) depuram águas captadas de mananciais, como rios e lagos, que são aproveitadas nas mais diversas rotinas industriais.

Em outra frente, as compactas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e as Estações de Tratamento de Efluentes são sistemas filtrantes que tratam cargas poluentes oriundas de processos industriais e/ou de cidades. Ao final do processo, o efluente já tratado e despoluído é devolvido para a natureza ou vira insumo de reúso para as mais diversas finalidades.

Vale destacar que todos os produtos da FUSATI que executam esse trabalho de filtração e devolução de efluentes industriais para cursos d’água da natureza (rios, córregos e ribeirões), o fazem em total conformidade com legislações e diretrizes de órgãos ambientais, a exemplo da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Em outras palavras são ideais sob três perspectivas: economia, sustentabilidade e respeito às leis vigentes.

Em perfeito diálogo com a tendência de economia de recursos hídricos, o Sistema de Tratamento de Água de Reúso trabalha com o reaproveitamento de água pluvial. Trata-se de uma tecnologia a serviço do meio ambiente e amiga de lucros financeiros, já que transforma a água da chuva em fonte alternativa de abastecimento para situações diversas: irrigação de áreas de plantio, de espaços paisagísticos, na construção civil, recarga de aquíferos ou água de descarga em sanitários.

De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aproximadamente 17% da água consumida no Brasil está relacionada à atividade industrial.

A gestão da água transformou-se numa questão estratégica para a maioria das companhias. Um diferencial competitivo. Ciente disso, o Grupo FUSATI disponibiliza sua gama de soluções potencializar o uso eficiente desta imprescindível matéria-prima industrial: a água, insumo indispensável para a vida e para a saúde das cadeias produtivas do país.



Website: https://www.fusati.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90