Atenção RH, agora é a hora de redescobrir os Programas de Estágios e Trainees. Chegou o momento de parar de atrair apenas para garantir um alto volume. Agora é hora de ir além e usar os Programas de inserção de novos talentos no mundo corporativo para auxiliar um bom trabalho de Employer Branding.
Mas o melhor de tudo isso é fazer os olhos brilharem de estagiários e trainees, proporcionar uma Experiência do Candidato, marcante. Para cuidar do futuro das pessoas no ambiente de trabalho é preciso ter uma alta dose de cuidado, tecnologia, inovação, mas também um olhar de empatia único.
O Grupo Selpe, empresa de Recursos Humanos com mais alcance nas áreas de atuação do setor de Gente e Gestão do Brasil, focada em estratégias para gente e gestão digital, anunciou somente nos meses de novembro e dezembro de 2019 a inserção de centenas de profissionais no mercado de trabalho por meio de Programas de Estágio e Trainee. Para 2020 o cenário é ainda mais promissor.
A pergunta é: o que está acontecendo com o mercado? Existe mesmo a necessidade de tanta inclusão de novas gerações?
A resposta é: sim.
Ocorre que todo RH está se especializando com metodologias de inovação afim de conhecer com propriedade, esse público. De gamificação a jogos com estratégias de atração e seleção com análise de soft skills por meio de inteligência artificial, tudo deve ser minuciosamente estudado para mapear os talentos mais aderentes as posições em questão.
Segundo Robson Barbosa diretor da Selpe, os Programas de Estágio e Trainee movem a atenção das organizações. O motivo é simples; trata de uma parte muito sensível dos Planos de Desenvolvimento das Organizações: atrair novos talentos, ampliar a diversidade de pessoas, agregar um novo mindset para fomentar os processos de inovação, além de cuidar dos futuros líderes.
Trabalhar com a atração e inclusão de novas gerações nas empresas é tarefa que exige conhecimento e técnicas comprovadas, dado ao alto grau de responsabilidade desse momento. Por isso há mais de 15 anos a Selpe criou uma unidade especializada no desenvolvimento dos Programas de Estágio e Trainee que elabora todo processo, desde as ações de marketing para atração, a aplicação de análises comportamentais, com o uso de People Analytics afim de garantir a melhor seleção para estabelecer o match perfeito, entre esses profissionais em início de carreira e a empresa que os recebe.
Os números de atração de candidatos são gigantescos. “Apenas com o Programa de Trainee da MRV conseguimos mais 22 mil candidaturas em apenas 25 dias de ação. Os números da Anglogold Ashanti, VLI Logística, MRS Logística, ESAB também não ficam atrás”, pontua Robson.
Agora, em 2020 estão previstos mais de 20 programas para a Selpe conduzir, o motivo é simples: a preocupação e cuidado em fazer os olhos de futuros profissionais brilharem, fez da empresa uma referência nessa na condução de jovens talentos.
Para dar aporte a esses números, a empresa investiu em um Laboratório de Inovação: o Selpe Thinking Lab. Esse, se caracteriza por ser um centro de estudos, pesquisas, inovação e aceleração do Grupo Selpe.