07/01/2020 às 13h26min - Atualizada em 07/01/2020 às 13h30min

Investir em tecnologia é tendência para franquias em 2020

Ferramentas para impulsionar a expansão e encantar o consumidor devem ganhar espaço no franchising

DINO
https://www.solutto.com.br/


O desenvolvimento e a democratização da tecnologia certamente foram alguns dos aspectos mais transformadores da última década.
 

Nos últimos anos, as empresas brasileiras tiveram que se adaptar para continuar sobrevivendo em cenários políticos e econômicos extremamente desafiadores. E quem abraçou os recursos tecnológicos conseguiu transformar as dificuldades em oportunidades muito mais facilmente.
 

Foi o caso, por exemplo, das redes de franquias que digitalizaram suas operações e até criaram novos modelos de franquias, recorrendo a ferramentas tecnológicas como foram de reduzir os custos, aumentar a produtividade e criar formatos de trabalho mais econômicos e ágeis.
 

Como resultado desses e de outros fatores, o mercado de franquias teve um crescimento estrondoso. Em 2010, o franchising brasileiro faturou R$ 75,9 bilhões. Já em 2018, a receita saltou para R$ 174,8 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
 

Na próxima década isso não deve ser muito diferente.
 

O ano de 2020 deve marcar investimentos ainda maiores das franquias brasileiras em tecnologia. E existem motivos muito sólidos para que essas empresas continuem investimento cada vez mais tecnologia.
 

Tecnologia como combustível para a expansão de franquias
 

A tecnologia é uma das principais aliadas para as redes de franquias que desejam expandir suas operações.
 

Para começar, um bom software de gestão é básico para franqueadores que buscam uma administração profissional, tanto dentro na própria matriz, quanto nas unidades franqueadas.
 

Sistemas de gestão de qualidade também podem ajudar a eliminar processos desnecessários, centralizar informações, reduzir despesas e até a aumentar a produtividade dos funcionários, o que são condições importantes na expansão.
 

Além disso, contar com recursos tecnológicos também é importante nas etapas de atração, conversão e relacionamento com os franqueados.
 

Ter uma boa ferramenta de geolocalização que ajuda a encontrar praças atrativas para o negócio, mecanismos de automação de marketing para atrair novos franqueados e uma plataforma de ensino a distância, por exemplo, são itens mandatórios para redes que querem abrir franquias em estados distantes da matriz.
 

Tecnologia e a otimização da experiência
 

Já não basta apenas oferecer um bom produto ou serviço para conquistar o consumidor. Com a alta competitividade e um público cada vez mais exigente, é fundamental criar uma experiência excelente do início ao fim.
 

A tecnologia também pode fazer parte desse processo.
 

Ferramentas como o Big Data podem ser utilizadas para ajudar as franqueadoras a entender melhor o que seus consumidores pensam e desejam. Dessa forma, fica mais simples otimizar os processos para promover uma experiência especial para os clientes.
 

Além disso, recursos como realidade virtual, chatbots e telas interativas já estão sendo amplamente usados pelas marcas de franquia como formas de encantar o público e inovar.
 

A pesquisa Food Service 2019, desenvolvida pela ABF, comprova essa tendência ao apontar que 47% das redes de franquias pretende investir em equipamentos como tablets para criar menus interativos e digitais.
 

Falando a mesma língua que o consumidor através da tecnologia
 

Quem usa o WhatsApp ou as redes sociais o tempo todo, não quer ter que mandar um e-mail para resolver um problema com uma empresa ou fazer uma solicitação de serviço.
 

Pensando no quanto a tecnologia já faz parte da vida, dos costumes e até da forma como os consumidores se relacionam, agregar canais tecnológicos em uma rede de franquias é primordial.
 

Ter canais de contato que sejam convenientes para quem compra é um passo que as franquias precisam dar se quiserem continuar sendo relevantes para um consumidor que tem tudo a um clique de distância (ou um toque na tela do celular).
 

Essa multicanalidade é, inclusive, um caminho para o omnichannel, uma das tendências mais fortes para franquias que atuam no varejo.
 

O omnichannel garante a integração de vários canais, inclusive os offline. Com essa integração, muitas franquias já estão habilitando sistemas que tornam possível fazer uma compra pela internet e retirá-la em uma loja física, ou o contrário.
 

Solutto usa tecnologia para auxiliar redes de franquias
 

Pioneira no fornecimento de softwares de gestão para franquias, a Solutto tem desenvolvido soluções baseadas nos mais arrojados recursos tecnológicos que existem.
 

Desde 2018, a companhia vem expandindo seu time de colaboradores e buscando profissionais de tecnologia para incrementar a equipe de desenvolvimento.
 

Como fruto desse investimento, a rede criou soluções como um portal de apoio para franquias de educação e desenvolveu uma base de conhecimento que aprende com as buscas de seus usuários.
 

Em 2020, a Solutto vai continuar aprimorando e produzindo novos módulos que aproximam franqueadoras e franqueados do que existe de melhor e de mais avançado na tecnologia moderna.
 

Saiba mais: https://www.solutto.com.br/

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