18/12/2019 às 16h14min - Atualizada em 19/12/2019 às 05h03min

Os benefícios da perícia cautelar na venda de veículos

Ao vender um veículo, a perícia cautelar é um dos grandes diferenciais.

DINO
https://www.zeroauto.com.br/
Foto: Reprodução


A compra e venda de automóveis exige cuidados importantes para evitar prejuízos ou prejudicar alguém. Muitas vezes alguns carros parecem estar em perfeito estado, mas as aparências podem enganar. Será que o veículo foi roubado? Ele já sofreu batidas? Está tudo ok com a placa? Todos esses detalhes não são facilmente identificados apenas olhando por fora.
 

É aí que entra a perícia cautelar. Esse processo é fundamental, principalmente para quem deseja fazer a compra de um carro usado. Mas como ela funciona? Quais são os detalhes a se analisar?
 

O que é perícia cautelar de veículos?

Trata-se de uma vistoria cujo objetivo é avaliar a condição do carro. Os profissionais, especializados no assunto, vão observar todos os detalhes do veículo, desde a sua estrutura, até questões relacionadas à sua documentação. Na perícia são analisados os principais pontos de identificação de um automóvel, como por exemplo, sua placa, as etiquetas de identificação, o motor e o chassi, por exemplo.
 

Além desses detalhes mais estruturais, a empresa responsável por fazer a perícia irá fazer uma pesquisa em um banco de dados de órgãos públicos para verificar a procedência do veículo. É nesse momento que será descoberto se o veículo já passou por algum tipo de leilão, se já sofreu acidentes, se já foi roubado, entre outros detalhes.
 

Por que é importante fazer a perícia cautelar?
 

A perícia é importantíssima tanto para quem vai vender, quando para quem vai comprar um veículo. Ela garante ao vendedor, por exemplo, um laudo técnico que comprovará a qualidade e o estado de conservação do seu produto, ajudando na sua valorização.
 

Já do ponto de vista do comprador, ter a certeza de que o veículo está em perfeito estado é uma forma de garantir que está fazendo um bom negócio, sem ter que arcar com grandes prejuízos futuramente.
 

Benefícios da perícia cautelar
 

A realização da perícia cautelar em veículos traz diversos benefícios. Os principais estão listados a seguir:


• Garantia e segurança - fazer uma vistoria completa no carro antes do processo de compra e venda é fundamental para garantir maior segurança para ambos os lados. O vendedor pode confirmar que seu produto tem valor e o comprador pode confirmar que o produto vale a pena ser comprado.


• Evita prejuízo financeiro - por que investir dinheiro em um carro cheio de problemas? Ou então em um veículo que foi roubado? A vistoria cautelar serve justamente para evitar esse tipo de prejuízo.


• Maior credibilidade - ter em mãos um laudo feito após perícia cautelar garante maior credibilidade na hora de revender o carro. Com esse documento, não apenas prova o estado de conversação do produto, como também mostra que está vendendo algo que realmente tem valor.


• Previne acidentes - um carro com problemas estruturais pode causar acidentes graves no trânsito. Por isso, antes de comprar um veículo usado, solicitar a perícia cautelar é fundamental para descobrir toda a vida do automóvel e assim evitar comprar um produto que possa trazer problemas não apenas a si próprio como a outras pessoas.


Em Curitiba e Região Metropolitana, uma opção para perícia é a Zero Auto, cujo atendimento é feito pelo WhatsApp em (41) 99122-0722 ou pelo site: https://www.zeroauto.com.br/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »