06/12/2019 às 16h20min - Atualizada em 07/12/2019 às 00h00min

Diferenças entre a musculação e o treinamento funcional

Exercícios físicos são importantes em qualquer época do ano.

DINO
https://www.santamonica.rec.br/

Ao se matricular em uma academia pode haver dúvidas sobre qual modalidade escolher. Aliás, o que seria melhor, musculação ou treinamento funcional ?
 

De fato, as duas opções são as mais procuradas e apresentam vários benefícios à saúde.
 

Neste conteúdo é explicado como funcionam os treinos para que seja possível decidir o que é mais interessante a cada estilo de vida:
 

Musculação e seus benefícios
 

De acordo com os especialistas em Educação Física, a musculação pode ser feita tanto para aumentar a massa muscular quanto para evitar e tratar diversos problemas de saúde. Só para ilustrar, uma pessoa que treina, ao menos três vezes por semana, durante 60 minutos, pode conseguir os seguintes benefícios:

- Ter músculos durinhos e tonificados;
- Aumentar a resistência óssea;
- Melhorar o condicionamento respiratório e cardíaco;
- Queimar gordura corporal.


Sob o mesmo ponto de vista, para conseguir a hipertrofia, o recomendado é ter bom senso. Seguir a orientação e acompanhamento profissional, respeitando os intervalos entre um exercício e outro para que o corpo possa descansar e ajustar o metabolismo bem como a liberação de hormônios.


Treinamento funcional e seus benefícios


Durante o treinamento funcional o corpo passa por uma série de atividades que simulam a rotina diária. Dessa maneira os acessórios como medicine ball, plataforma de equilíbrio e minitrampolim são usados para aumentar a precisão de movimentos como: correr, pular, equilibrar, escalar e andar.


Surpreendentemente, além da definição muscular os praticantes de treinamento funcional conquistam outros benefícios depois de algum tempo. Os principais são:

- Otimizar a coordenação motora;
- Acelerar o metabolismo;
- Aumentar a flexibilidade;
- Fortalecer os músculos do CORE (região que compreende abdômen, lombar e pélvis);
- Proporcionar ganho de força e resistência muscular.


Vale a pena lembrar que, justamente, por usar tantas nuances, o treinamento funcional frequentemente é incluído na rotina de atletas. Essa prática pode ser feita por indivíduos de todas as idades uma vez que as aulas unem princípios da fisioterapia e reabilitação corporal em exercícios que fortalecem articulações, ligamentos e tendões. Em suma, o desenvolvimento da consciência corporal reduz os riscos de lesões e problemas relacionados ao sedentarismo e excesso de peso.


Clube de campo é opção para melhorar o condicionamento físico


Apenas 15 minutos do Centro de Curitiba, o Santa Mônica Clube de Campo é destaque por oferecer toda a estrutura que as famílias precisam para cuidar do corpo e mente.


Em mais de 50 anos de tradição, o Santa Mônica se aperfeiçoou e conta com equipe de profissionais qualificados, equipamentos e toda a tecnologia para que a experiência seja a melhor possível.


Com a finalidade de facilitar o treino, recentemente, foi liberado o uso do aplicativo Tecnofit. Essa inovação permite gerenciar a rotina de treinos e dá acesso a todo o histórico desde a avaliação física até a ficha de exercícios orientada pelo professor. Tudo simples e na palma da mão onde a pessoa estiver.


Vale a pena agendar uma avaliação física e escolher o horário desejado para treinar.


Saiba mais em https://www.santamonica.rec.br/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
script data-cfasync="false" id="clevernt" type="text/javascript"> (function (document, window) { var c = document.createElement("script"); c.type = "text/javascript"; c.async = !0; c.id = "CleverNTLoader38329"; c.setAttribute("data-target",window.name); c.setAttribute("data-callback","put-your-callback-macro-here"); c.src = "//clevernt.com/scripts/48fb54e606e6861db7fff3b9ceec5ce2.min.js?20191105=" + Math.floor((new Date).getTime()); var a = !1; try { a = parent.document.getElementsByTagName("script")[0] || document.getElementsByTagName("script")[0]; } catch (e) { a = !1; } a || ( a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);