22/11/2019 às 10h26min - Atualizada em 25/11/2019 às 00h00min

Boa noite de sono é fundamental na prevenção de doenças como infarto, hipertensão e obesidade

Quando a pessoa dorme mal, produz muito cortisol, hormônio que contribui para maior estresse, inflamações e ganho de peso, afirma o médico Arthur Rocha

DINO
http://drarthurrocha.com.br
Foto: Reprodução


De acordo com a Associação Brasileira do Sono, 36,5% dos brasileiros sofrem com insônia. Destes, aproximadamente 73 milhões de pessoas não conseguem dormir com qualidade, somando os habitantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmam que mais de 11 milhões de brasileiros, o equivalente a 7,6% da população, usam medicamentos para dormir. Os números são preocupantes, principalmente porque noites consecutivas mal dormidas levam a uma série de malefícios ao organismo, inclusive o surgimento de doenças cardiovasculares como hipertensão, arritmias cardíacas, infarto e AVC.
 

O sono é muito importante para o indivíduo, pois é durante o período noturno que o corpo recarrega as energias. "Isto acontece pois o sistema antioxidante combate os radicais livres gerados durante o dia. É como se este sistema varresse esses radicais livres que são moléculas extremamente reativas que podem prejudicar o organismo", explica o membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica - ABESO, Arthur Rocha. Este trabalho evita doenças a longo prazo como doenças cardiovasculares, câncer, obesidade, diabetes e outros.
 

A pessoa que dorme mais possui um ciclo sono-vigília regulado, o que é "fundamental para a regulação dos hormônios produzidos pelo corpo", frisa Arthur Rocha. Ele explica que durante a noite existem níveis de cortisol - hormônio do estresse - baixos no organismo. O cortisol, segundo o especialista, implica diretamente na qualidade de vida do paciente. "Pessoas que dormem mal, acabam produzindo mais cortisol a noite contribuindo para o estresse, inflamação e obesidade", cita. Durante a noite também é produzida a melatonina, hormônio do sono, importante pois é "anti-inflamatória, combate estresse oxidante e possui a função de varrer radicais livres no organismo", argumenta.
 

Outro hormônio produzido durante a noite é o GH, hormônio do crescimento. Este hormônio auxilia no crescimento nas crianças e, nos adultos, atua na regeneração celular. "Esta regeneração tem participação ativa na prevenção de câncer, doenças inflamatórias e autoimunes", analisa.
 

Em casos de insônia , Arthur Rocha ressalta o cuidado que se deve ter com o uso contínuo de remédios. "Medicamentos para insônia, principalmente os benzodiazepínicos, trazem muitos malefícios e efeitos colaterais ao organismo, como ressaca no dia seguinte e prejuízos na estrutura do sono , assim a pessoa até dorme, mas não acorda descansada. Estes medicamentos ainda causam dependência e perda de memória a longo prazo, podendo, inclusive, predispor ao surgimento de patologias com a Doença de Alzheimer", relata.
 

Segundo ele, a insônia deve ser tratada levando-se em consideração as emoções do paciente como ansiedade, depressão e estresse. "Induzimos a produção de substâncias relaxantes por meio do uso de medicamentos naturais em detrimento de medicamentos danosos ao corpo", frisa.


DICAS PARA UMA BOA NOITE DE SONO


Foto: Reprodução

Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono , o período ideal para uma boa noite de sono é de 7 a 8 horas. Para o especialista, uma boa noite de sono é aquela reparadora. "A pessoa acorda descansada, com libido, disposta e cheia de energia para suas atividades", detalha. Arthur Rocha dá algumas dicas para uma noite de sono de sucesso:

*Evite substâncias estimulantes, como a cafeína, por pelo menos seis horas antes de dormir
*Faça refeições leves a noite e não durma com a "barriga cheia"
*Evite bebidas alcóolicas em excesso, principalmente próximo ao horário do sono
*Tenha um bom ambiente de sono, com um local climatizado, sem barulhos ou luzes acesas
*Use roupas confortáveis
*Se preciso, tome substâncias relaxantes como chá de camomila
*Fixe uma rotina do sono, com um horário certo de ir para a cama e de acordar
*Evite dormir durante o dia

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90