O professor e escritor brasileiro, William Cereja apresentou no mês de setembro a 9º edição da coleção Português: linguagens para o Ensino Fundamental. Esta obra passou por uma grande reformulação, apresentando uma proposta renovada para o ensino de gramática, além de novos textos, seções, gêneros e temas de unidade.
Além das reformulações, esta coleção contou com a participação da Carolina Dias Vianna. Esta jovem professora e doutora em Linguística Aplicada na Unicamp –SP, contribuiu com propostas inovadoras. A sua atuação ajudou no enriquecimento da linguagem em geral das obras de Português.
Para os educadores que possuem interesse nesta edição, é possível solicitar o exemplar através dos representantes regionais, ou visualizar a obra na plataforma Plurall.
A BNCC na coleção de língua portuguesa do William Cereja
No início de 2017, começaram as discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular. Mas, apenas no final do mesmo ano a versão final da BNCC foi publicada. A partir daí, William Cereja teve que rever o plano da coleção de Português.
Como o plano da obra foi construído com base nas pesquisas mais recentes dos Estudos da Linguagem em relação ao ensino da Língua Portuguesa, então a atualização da BNCC não comprometeu a reformulação da coleção.
As pesquisas realizadas pelo Cereja e a Carolina Vianna coincidiram com as novas propostas apresentadas na nova versão da BNCC. Portanto, para a edição da coleção foram precisos apenas alguns ajustes no conteúdo de um ano para outro, fazendo a inclusão de alguns gêneros e etc.
De modo geral, a BNCC está contemplada nas obras do Cereja. Os livros refletem as competências, habilidades, além dos objetos de ensino que a versão final da BNCC manifesta.
Integração entre a leitura, oralidade, estudos gramaticais e produção de texto
A nova edição da coleção retrata melhor a junção dos quatro eixos de ensino. Por exemplo, é perceptível a naturalidade entre as atividades de escuta e fala, sendo integradas naturalmente na atividade de leitura.
Novas seções nos livros de Português do Cereja
A atualização das obras trouxe duas novas seções:
- De olho na tabela/no gráfico/ no infográfico: para esta seção, as atividades apresentam textos não lineares, onde as informações são apresentadas em forma de tabelas, gráficos e infográficos.
- De olho na oralidade: esta seção apresenta atividades com a língua oral, mas no ponto de vista da escuta. Um exemplo de atividade são as rodas de discursões, debates e escuta de conto.
Temas de unidade
Em edições anteriores, os temas de unidade eram respaldados basicamente pelos textos de abertura de cada capítulo. Nesta edição, promovemos um verdadeiro mergulho no tema, explorando-o de diferentes ângulos e em diferentes seções ao longo dos capítulos. Além dos textos de abertura, o tema também é explorado na leitura de infográficos, nos estudos gramaticais e na parte de produção de texto.
A reformulação do ensino gramatical
Os autores, William Cereja e Carolina Vianna, aprimoraram por toda a obra o ensino gramatical. Existem em diversas atividades de leitura e produção textual uma abordagem de análise linguística. São também explorados elementos da textualidade, como estratégias de modalização e argumentatividade, estratégias de generalização e impessoalização, resumo e técnicas de sumarização, etc.
Atualização dos temas e textos
Os temas e textos também passaram por uma grande atualização. Podemos encontrar textos relacionados aos temas: preconceito, preconceito linguístico, o universo da Internet, cyberbullying, humor, consumismo e autoestima, fakenews, multiculturalismo, sustentabilidade, e os limites do “politicamente incorreto”.
Estão presentes nos livros os textos de diversos órgãos da imprensa brasileira, artigos de opinião, reportagens, cartuns, opiniões de especialistas, etc. compõem o rico painel que sustenta esse trabalho.
Utilização de textos de autores clássicos e contemporâneos
As obras da língua portuguesas do Cereja reúnem textos de importantes autores clássicos da literatura brasileira e universal, como o Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Vinícius de Morais e Franz Kafka.
Em paralelo, é possível encontrar textos dos autores contemporâneos: Antônio Prata, Luis Fernando Verissimo, Walcyr Carrasco, Os Tribalistas, entre outros.
Existe uma seção, conhecida como ‘De olho na imagem’, onde são apresentadas ilustrações do polonês Kuczynski e da coreana Puuung, pintura de Veermer, mural do grafiteiro brasileiro Kobra, além de fotos de renomados fotógrafos nacionais e estrangeiros.
Os desafios com a produção de texto na atualidade
A nova edição de Português: Linguagens para o ensino fundamental (6º ao 9º), busca trabalhar a produção textual a partir dos gêneros do discurso. Com isso, é possível encontrar atividades que constroem um ambiente digital, como por exemplo, a produção de vídeos a partir de contos narrados oralmente.
Segundo Cereja, esta atualização na coleção pode auxiliar imensamente no trabalho dos educadores. Além do alinhamento com a BNCC, o livro didático também contribui com o interesse dos estudantes nos dias de hoje.
Conheça o William Cereja
William Roberto Cereja é um professor de língua portuguesa e escritor brasileiro. Possui mestrado em Teoria Literária (USP) e doutorado em Estudos da linguagem e Análise do Discurso (PUC-SP).
Cereja trabalha no segmento da educação há mais de 30 anos. Entre suas obras que possui grande destaque estão.: Português: linguagens para o ensino fundamental 1 e Português: linguagens para o ensino fundamental 2.