Já se foi o tempo em que o contador era “apenas” o responsável pelas guias e impostos das empresas - e quem ainda o vê dessa maneira precisa se atualizar com urgência. Afinal, munido das tecnologias certas, este profissional está se tornando uma figura cada vez mais essencial para as empresas - desde os pequenos negócios até as grandes corporações.
Em outras palavras, os contadores passaram a desempenhar funções mais consultivas nos negócios, auxiliando os gestores na elaboração de estratégias que visam o crescimento das empresas, tendo como base seus números e históricos operacionais. Com isso, ofícios específicos - como o preenchimento de guias e cálculos de impostos - passaram a ser realizados por robôs.
E é neste momento que percebemos a importância dos sistemas contábeis. Afinal, são estes softwares que permitem que os profissionais tenham mais tempo e condições para ajudarem as empresas de seus clientes a prosperarem.
Pioneira, a SCI Sistemas Contábeis é referência no desenvolvimento de softwares voltados às empresas contábeis. Com mais de 28 anos de atuação, a empresa possui mais de 12 mil clientes em sua carteira e as auxilia no atendimento de milhares de empresas de todo o Brasil.
“Nosso objetivo sempre foi facilitar a vida dos contadores”, afirma Elinton Marçal, diretor de tecnologia e marketing da SCI. “Todos os nossos sistemas foram feitos com este propósito: ajudar os contadores a fazerem os clientes deles prosperarem, impactando assim a economia do país de forma positiva”.
Para ele, os sistemas contábeis são fundamentais para o crescimento das empresas - mesmo que indiretamente. “Tudo passa pelos sistemas contábeis”, salienta. “O contador não precisa mais digitar números, fazer os cálculos que fazia no passado. Tudo fica operacionalizado por robôs e inteligência artificial. É uma nova realidade, totalmente disruptiva”.
Porém, elaborar um sistema contábil não é uma tarefa simples: assim como as empresas contábeis, os desenvolvedores de softwares também precisam estar atentos a todas as obrigatoriedades impostas pelo Governo e compreender todos os meandros da legislação tributária. Afinal, erros podem ser prejudiciais às empresas contábeis e, é claro, aos negócios dos clientes destas, os empreendedores brasileiros.
“O contador é uma figura fundamental para todas as empresas”, ressalta Marçal. “Se uma empresa quer entregar todas as suas obrigações e se manter em dia com o Fisco, ela precisa de um contador. Ele é o médico dos negócios, quem realmente entende o processo burocrático brasileiro e mantém as empresas saudáveis. Mas isso não significa que o contador não precisa de ajuda: e é aí que os sistemas contábeis entram. Se o contador é o médico, os sistemas são como os instrumentos utilizados por ele durante um procedimento”.
O contraponto disso está na insegurança do ambiente de negócios do Brasil, enfatiza Marçal. As leis sofrem mudanças constantes e é extremamente caro e difícil para as empresas de sistemas se manterem em dia com todas as obrigatoriedades governamentais – que podem mudar do dia para noite após investimentos gigantescos.
“Passamos por muitas dificuldades para conseguirmos adaptar nossos sistemas ao eSocial, por exemplo”, lembra o empresário. “Contratação de pessoal, treinamento para suporte, o desenvolvimento em si... e agora estuda-se uma reformulação do sistema. É difícil desenvolver um software inteligente e capacitado, que ajude os contadores, sem ter garantias. Mas sempre faremos o possível para deixarmos o contador apto para melhor atender seus clientes”.
Além de gerar mais eficiência, os sistemas estão cada vez mais práticos e acessíveis, permitindo que os clientes das empresas contábeis tenham acesso a importantes informações sobre seus negócios diretamente do smartphone. Segundo Marçal, tais possibilidades tem dado muito mais opções aos contadores, que agregam novos serviços aos seus negócios.
“Vivemos em uma era onde não queremos esperar por informações, onde estamos acostumados a tê-las em questão de segundos”, avalia. “Por isso temos investido muito na criação de ferramentas que permitem que os empresários acessem as informações contábeis e fiscais dos seus negócios por conta própria. Isso dá mais velocidade ao processo e faz com que o profissional contábil não perca tempo enviando relatórios e arquivos. O contador deve pensar no futuro e deixar o passado para as máquinas”.
Mas não apenas Marçal defende a importância dos sistemas contábeis para as empresas e para a economia do Brasil. Proprietário da Wilmar Contabilidade, Jackson Ricardo Eichtaedt, destacou como estes sistemas podem interferir na realidade dos negócios.
"As empresas ganham muito quando trabalham com uma contabilidade que utiliza um bom sistema contábil", confirma ele. "Atualmente trabalhamos com várias tecnologias WEB da SCI, e vemos como o processo de automação tem auxiliado todas as partes envolvidas. Enquanto eliminamos processos repetitivos de nossa rotina e ganhamos tempo para novos atendimentos, nossos clientes ganham mais autonomia, não dependendo do nosso trabalho a todo momento".
Segundo ele, o acesso a importantes informações dos negócios sem a intervenção dos profissionais contábeis tem empolgado empresários.
"Cálculos de férias, de rescisões contratuais, correção de impostos atrasados... antes os clientes nos ligavam pedindo por isso, mas agora o sistema realiza tudo para eles", enaltece. "São coisas básicas, mas que fazem muita diferença. Não precisam mais esperar que o contador acesse o sistema, faça os cálculos e retorne com os resultados. Isso influencia significativamente na gestão dos negócios, facilitando o planejamento e execução de estratégias".
Por fim, Jackson enfatizou a importância dos sistemas para os negócios.
"Não imagino como seria a rotina da Wilmar Contabilidade sem os sistemas da SCI", resume. "Atualmente contamos com mais de 200 clientes, e percebemos como o nosso trabalho tem sido importante para o crescimento dos mesmos. Por isso digo e repito: um bom sistema é essencial não somente para as empresas contábeis, como também para os empresários clientes da contabilidade. Os ganhos são muitos, e os impactos negativos são nulos”.