Em busca de saúde, o brasileiro vem adotando hábitos mais saudáveis de consumo e de vida. É o que aponta a pesquisa Nielsen realizada no primeiro semestre deste ano. No supermercado, os consumidores têm optado por produtos com adição de fibras, vitaminas e minerais (45%) e alimentos orgânicos (35%). Além disso, estão reduzindo gordura (57%), sal (56%), açúcar (54%), alimentos industrializados (38%), cafeína (34%), lactose (27%) e glúten (27%). Dos mais de 21 mil entrevistados, 74,3% afirmaram “ter saúde” como um dos objetivos de vida e 33% disseram fazer exercícios regularmente.
Em 2017, o segmento de alimentação saudável ultrapassou a marca de um trilhão de dólares em vendas no mundo e segue crescendo acima dos 15% anuais. A mudança de hábitos abre espaço para que novas marcas abocanhem mercado numa velocidade jamais vista, competindo entre gigantes em poucos anos. É o caso da americana RX Bar, que trouxe ao mercado barras de proteína naturais e nutritivas - diferentes das açucaradas barras de cereal - e viraram febre nas academias dos EUA.
No Brasil, a tendência das barras naturais de proteína chegou pelas mãos da LivAmazon, uma empresa matogrossense que produz barras semelhantes à americana, porém adicionadas de nutritivos frutos da Amazônia, como o açaí, o camu-camu e a castanha-do-brasil. Com até 12g de proteína, a barra combina as frutas e castanhas com clara de ovo desidratada. Não há nenhum tipo de aditivo químico como conservantes, corantes ou adoçantes.
Atentos às preferências dos consumidores, a LivAmazon utiliza matéria-prima orgânica ou de procedência selecionada. A clara do ovo, por exemplo, vem de galinhas criadas livres de gaiolas, alimentadas com ração vegetal e não submetidas a antibióticos.
“É um alimento para quem quer se nutrir de forma consciente e busca um corpo saudável, independente da idade. É pra quem pega pesado na academia ou quer apenas encaixar na dieta, pois é densa em proteína e nutrientes que o corpo precisa. E são uma delícia!” destaca Carol Cortese, diretora da LivAmazon.
Outra tendência que o produto contempla é a transparência. 74% dos clientes conscientes querem saber tudo que há no produto. Por isso, Carol explica que todos os ingredientes das barras estão descritos na frente da embalagem de forma clara e em letras grandes. “Não temos nada a esconder. Ao contrário, temos muito orgulho de mostrar que trabalhamos somente com bons ingredientes da natureza combinados, sem disfarces”, frisa Carol.
As barras podem ser encontradas em lojas especializadas e pelo e-commerce www.livamazon.com.br
Preservando a Amazônia
Com os olhos de todo o mundo voltados para a importância da preservação da Floresta Amazônica, outro ponto que tem chamado a atenção dos consumidores é o incentivo à proteção da mata nativa. “Ao estimular a coleta de frutos nativos, como a castanha-do-brasil, o açaí e o camu-camu, fazemos com que a mata tenha mais valor em pé do que serrada”, finaliza Carol.