20/09/2019 às 11h30min - Atualizada em 23/09/2019 às 16h12min

Samsung Best of Blues apresenta Tatiana e Nina Pará, gêmeas de nascimento e alma musical

As mulheres também reinam e integram o show case do Samsung Best of Blues, que conta ainda com a apresentação do premiado blueseiro Kenny Wayne Shepherd e do enérgico guitarrista Zakk Wylde. Tatiana é guitarrista; Nina, baterista – apenas aqui elas diferem. Elas vão mostrar por que o gênero as deixa ainda mais eletrizantes e justificam a escolha da Samsung.

DINO


As brasileiras Tatiana e Nina Pará são as responsáveis por aquecer o público na edição 2019 do Samsung Best of Blues, evento patrocinado pela Samsung, em parceria com o Ministério da Cidadania e realização da Dançar Marketing, que, ao longo de sua história, contabiliza mais de 300 shows, 430 mil pessoas impactadas e participação de 210 artistas como Buddy Guy, Taj Mahal, Joss Stone, Chris Cornell, Jeff Beck, Joe Satriani, Tom Morello, entre outros.

A trajetória musical começou como pura diversão e estudo. Em 2017, as gêmeas Nina Pará e Tatiana Pará deram início a um projeto autoral de música instrumental mesclando suas influências pessoais, desde a linha melódica do Blues (Tatiana) até o vigor do Heavy Metal (Nina).

A experiência foi tão bem-sucedida e criativa que, em pouquíssimo tempo, já haviam três músicas compostas e muitas mais idealizadas. O "som das gêmeas", tanto nos ritmos como nas melodias, seja rock, blues ou funk, tem uma mistura harmônica e musical construída sem rótulos ou regras pré-estabelecidas.
A cada groove, a cada melodia, a essência de fazer música apenas com bateria e guitarra gera um som singular e distinto no cenário instrumental atual.

O projeto "Nina e Tati Pará" desperta a emoção do público desde os primeiros acordes e batidas. Traz uma linguagem universal interagindo através do som do coração.

Nina Pará
Natural de São Paulo, Nina Pará despertou seu interesse pela música ainda na adolescência. Com 15 anos, iniciou os estudos de guitarra e, aos 18, migrou para a bateria, após assistir a um show do Mike Stern Trio, que, na época, contava com o incrível Dennis Chambers na bateria. Desde então, o foco de Nina tornou-se a bateria. Seus professores foram Jorge Aniello, Ronald Turnbull, Douglas Las Casas, Aquiles Priester, Christiano Rocha, Stephane Chamberland, Dom Famularo, Cuca Teixeira e Giba Favery.

Dentre as influências da baterista estão o rock, heavy metal e rock progressivo. A música brasileira também faz parte da sua vida. Os primeiros trabalhos profissionais de Nina foram em bandas cover de rock, apresentando-se em bares da cidade de São Paulo. Em 2002, foi chamada para integrar a banda Barra da Saia, composta unicamente por mulheres. Durante esse trabalho, Nina teve a oportunidade de excursionar pelo Brasil, fazendo shows em diversas cidades do país.

De lá para cá, Nina atuou como freelancer e também integrou diversos projetos e bandas, todas importantíssimas dentro de seu crescimento musical, como Crats, Illustria, Kavla, Lacme, Kriptonita, Punkake, Landau. A baterista chegou a gravar e lançar alguns discos com esses trabalhos, bem como um clipe com a banda Lacme, que foi veiculado pelo canal Multishow de televisão.

Em dezembro de 2014, Nina Pará lançou seu primeiro disco solo. O álbum HeartBeat tem sete faixas instrumentais, e contou com a participação de músicos de reconhecimento em todo o país, como Lucas Bittencourt, Tatiana Pará, Fernanda Horvath, Geraldo Vieira, Bozzo Barretti, Sintia Piccin e Richard Fermino. Em julho de 2015 o disco foi lançado no auditório do Instituto Souza Lima, em São Paulo/SP.
Atualmente a baterista excursiona com seu trio Nina Pará Project divulgando as músicas do Heartbeat e também faz parte das bandas Ronaldo e os Impedidos, Suck My Magik, Dominatrix e Mr Hits.

Nina dá aulas em seu estúdio Blackdogs, localizado na zona sul da cidade de São Paulo e é artista das marcas Pearl Drums, Sabian Cymbals, Vic Firth e Dudu Portes Luen.

Tatiana Pará

Tatiana Pará é um dos destaques da revista Guitar Player Brasil. Desde 2007, ela escreve uma coluna mensal na publicação, que é a mais tradicional para guitarristas em todo o mundo. Em sua abordagem, ela apresenta aos leitores lições sobre blues e blues rock, analisando e traduzindo numa linguagem moderna e didática o modo de tocar dos grandes nomes do gênero.

Através desse reconhecimento, Tatiana foi escolhida para estar entre os melhores guitarristas do Brasil em três CDs da Guitar Player Brasil, lançados em 2009, 2010 e 2013.

Atualmente, Tati faz shows com seu projeto solo e com as bandas Suck My Magik (Red hot Chili Peppers Cover), além das participações especiais em vários projetos. Seu conhecimento adquirido ao longo dos anos é compartilhado com guitarristas de todo o País, através de aulas particulares (presencial ou online) usando método próprio e personalizado. Ainda na parte didática, Tati realiza workshops e masterclasses pelo Brasil.
Em 2015, através do voto popular, Tatiana ficou em 1° lugar no concurso JTC (Jam Track Central) na categoria Blues. Também ficou entre os finalistas na categoria Rock do Concurso Lee Ritenour’s Six String Theory Competition e está entre os 25 finalistas do concurso Guitar Idol 2018.

Lançado em 2016, "My Moods" é o título do trabalho solo de Tatiana Pará, musicista e guitarrista que ao longo da carreira vem se destacando, cada vez mais, como uma das maiores expressões e uma das melhores guitarristas do Blues do Brasil.

Do shuffle animado de ‘Blues Party’ até faixas mais intimistas, como ‘Sunset’, o que se ouve, do início ao fim, é pura inspiração de uma musicista no momento mais maduro de sua trajetória. Um dos temas mais empolgantes do disco é ‘My Dear Friend’, faixa na qual, no cd, Tatiana divide seus solos com ninguém menos do que Scott Henderson, um dos principais nomes da guitarra mundial.

O objetivo de Tatiana com seu disco e show é simples: fazer música instrumental acessível a todos, com temas que irão agradar desde quem aprecia melodias simples até os apaixonados por belos improvisos.

Fotos Tati e Nina (Adriana S. Lima)
https://www.dropbox.com/sh/vq14lk58adxs5ah/AAD324v0qNlqDCi6LyEXhHiOa?dl=0


Serviço
Show Open Air
Dia 26 de outubro, 18h, Porto Alegre. Abertura: Stones Blues Band.
Dia 27 de outubro, 18h, São Paulo
Entrada gratuita

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90