Durante o Conselho de Usuários de 2019, realizado neste mês de setembro, na cidade de Joinville (SC), foi apresentada a nova plataforma Paradigma SRM360 geração 8.0, com arquitetura e tecnologia mais moderna, funcionalidades e serviços inovadores e ainda mais robusta, para poder suportar o roadmap de evoluções, proposto para 2020 e 2021.
A solução para gestão de relacionamento com fornecedores, com clientes do setor e privado, está ampliando sua presença no mercado. São mais de 20 novas empresas de grande porte por ano atendidas com projetos de portais para gestão de compras e relacionamento eletrônico com suas cadeias de suprimentos, preparados para padronizar, virtualizar e automatizar processos de procurement e sourcing de dezenas de bilhões de reais que movimentam uma comunidade de mais de 400 mil fornecedores.
"Uma empresa que reúne usuários e parceiros para ouvir feedback e sugestões sobre sua evolução, serviços e planos de inovação, coloca-se numa estratégia corajosa de exposição de quem quer crescer com qualidade e de forma sólida, determinada a aprender com seus clientes e as melhores práticas de mercado. Estamos em um ano maravilhoso, com média de dois clientes novos por mês só nesta unidade, num negócio que também atua nos segmentos de energia e compras públicas.
A empresa como um todo está indo muito bem, com projeção de 75% de crescimento de 2017 a 2019. O lançamento da nova plataforma Paradigma SRM360 8.0 amplia ainda mais nossa perspectiva de aceleração desse crescimento, partindo de uma projeção de R$ 22 milhões de faturamento para este ano", comenta Gérson Schmitt, Head da Unidade de SRM e fundador da Paradigma.
No evento a Paradigma levou para seus clientes os cases de sucesso das empresas Ânima Educação (terceiro grupo educacional do país) e da indústria de pescados Gomes da Costa. Também apresentou empresas parceiras especialistas em serviços que complementam sua oferta de plataforma de SRM e possuem experiência de atendimento de projetos de grandes corporações nacionais e internacionais, como Serasa (perfil e risco de empresas), Azix (robôs de busca de documentos públicos), CH Master Data (governança em cadastro de itens, Systax (análise tributária de documentos) e Procurement Garage (consultoria em strategic sourcing).
"Iniciamos a parceria com a Paradigma compartilhando conhecimento especializado que a PG tem em organização da gestão, processos e métodos da área de suprimentos das empresas. Em contrapartida, passamos a dispor da tecnologia da plataforma Paradigma SRM360 8.0 para atendimento de projetos de consultoria e eventos de compra organizados pela PG. De imediato, a PG irá lançar um projeto de compras setoriais num marketplace preparado pela Paradigma. Em paralelo estaremos participando no desenvolvimento do módulo de Strategic Sourcing da nova plataforma que poderá ser ofertada com serviços associados da consultoria da PG. Com essa parceria levaremos uma oferta inédita de serviços muito aderente a demanda da área de suprimento das grandes empresas", declara Leonardo Alexander, CEO sócio da companhia.
Evolução da tecnologia
A plataforma Paradigma SRM360 8.0 (Supplier Relationship Management) pode atender num ambiente único, exclusivo e integrado com o sistema de gestão de uma empresa (ERP), todas as demandas de serviço e abastecimento de uma organização, desde as solicitações e autorizações de compras, gestão de cadastro de itens, homologação e avaliação de fornecedores, controle de documentos empresariais e técnicos, ferramentas para cotação, negociação e análise de preços com equalização tributária e financeira de propostas, em mapa comparativo, entre outras funções. A solução pode ser integrada a diversos sistemas legados e parametrizada de acordo com o modelo de negócio de cada organização. Pela qualidade reconhecida pelos seus usuários a plataforma Paradigma SRM360 recebeu o Prêmio INBRASC de Fornecedor do Ano em 2017 e 2018.
O objetivo da Paradigma com as atualizações e novas funcionalidades da plataforma é oferecer um produto cada vez melhor e alinhado com as novas tecnologias de mercado. Dentre as novidades estão: nova arquitetura e tecnologia de desenvolvimento para melhor desempenho funcional e robustez da plataforma, login integrado com sistemas legados através da tecnologia de Single Sing On, layout moderno com nova navegação simplificada e intuitiva desenvolvida a partir da experiência dos usuários (UX) que passa, por exemplo, a poder definir e salvar sua tela inicial e personalização de visões dos processos.
Outra novidade aparece na gestão de catálogos, com novo layout que usa as modernas tecnologias de e-commerce e o conceito de loja virtual B2B (negócios entre empresas ou unidades de negócio ou redes do mesmo grupo empresarial), novas opções de filtro, configuração de banners, possibilidade de favoritar itens (e acessá-los posteriormente) e novo carrinho de compras com conceito de loja virtual com escolha integrada de serviços logístico e follow up de pedido com gestão de data de entrega.
Além disso, há novidades no aplicativo mobile ANA (Atualizações, Notificações e Aprovações), que envia alertas e oferece serviços para compradores quanto para fornecedores. Dentre elas estão: notificações de autorizações e aprovações sobre processos de solicitações de compra, negociações, pedidos e contratos para usuários do hub comprador; notificações/avisos para fornecedores de movimentações de processos de compras; novos pedidos de compras e necessidade de atualizações cadastrais ou de documentos empresariais.
A Paradigma está com mais de 30 projetos em implantação em 2019, sendo 2/3 deles na unidade de SRM, atendendo grupos empresariais como Angeloni, Alpargatas, Boticário, Vipal, Anima Educação (UniSociesc, HSM, UniBH, HSM, São Judas, etc.), Usina Colombo (Açucar Caravelas), SLC Agrícola, BSBios, Funbio, Laticínios Scala e dezenas de outras empresas, além dos projetos das unidades de Energia e Utilities e e-GOV.