Na manhã desta quinta-feira (29) O Investigador de Polícia Civil Geraldo Filho, compartilhou em sua rede social mais um golpe que atinge diversas pessoas pelo mundo inteiro. O diferencial dessa situação, foi a audácia do bandido, que invadiu o whatsapp do próprio investigador. Justo ele que é especialista em combater esses crimes na capital amazonense. Geraldo Filho, já deve ter perdido a conta de quantos criminosos colocou atrás das grades, em especial, estelionatários.
O GOLPE
O criminoso tem acesso a rede social de um amigo ou parente da possível vítima, o crime é conhecido como Engenharia Social, termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações.
ALERTA
O especialista em segurança da Informação Eduardo Araújo, dá dicas sobre os perigos da exposição de informações pessoais na internet, as medidas de segurança que devemos ter no uso de redes sociais e também sobre os hackers que atuam de forma ilícita na internet a fim de roubar dados e informações sigilosas das vítimas.
“Nesses casos em que envolve quantias em dinheiro, desconfie sempre, se possível, ligue para o número do qual recebeu a mensagem, ou marque um encontro em um lugar público”, afirma o especialista.