20/08/2019 às 16h56min - Atualizada em 21/08/2019 às 00h00min

Florida Business Forum mostra o potencial de negócios com aquele estado norte-americano

O evento focou na inovação e internacionalização da tecnologia brasileira com o estado norte-americano da Flórida

DINO
Foto: Reprodução


O Florida Business Forum, realizado na semana passada (15/08) no auditório Pinheiro Neto Advogados, focou na inovação e internacionalização da tecnologia brasileira com o estado norte-americano da Flórida. Além disso, reforçou que o intercâmbio comercial é de grande importância para o desenvolvimento das empresas brasileiras, como também as daquela unidade federativa dos Estados Unidos.
 

De acordo com Sueli Bonaparte, presidente-fundadora da prestigiada Brazil-Florida Business Council, a conferência "Florida Business Forum: Inovação e Internacionalização de Tecnologias Brasileiras" visou apoiar empresas deste importante setor da economia  e investidores das duas regiões a identificar oportunidades de negócios. Ela afirma que a Flórida tem atraído empreendedores e start ups de vários países e se transformado num relevante hub tecnológico. Dada a excelente qualidade de vida e baixo custo comparado com outras regiões como Silicon Valley e Nova Iorque, a Flórida tem sido ranqueada como um dos estados favoritos para iniciar um novo negócio. A Flórida oferece uma alternativa eficaz de custo em relação a esses estados de alta tecnologia.
 

Além disso, ela oferece um ambiente favorável às empresas com custos competitivos, regulamentação simplificada, acesso global e uma mão-de-obra talentosa, que é preparada nas excelentes instituições acadêmicas e centros de pesquisa existentes no estado, apoiadas pelo setor público-privado para preparar profissionais qualificados a fim de atender a demanda de empresas pequenas e globais.
 

O Brasil continua sendo o parceiro comercial líder da Flórida, e start ups do setor tecnológico estão florescendo em todas as regiões do estado, principalmente em Miami/Fort Lauderdale, Orlando e Tampa Bay, criando empregos e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de várias comunidades. Sueli Bonaparte enfatiza que o objetivo central da conferência foi demonstrar por quê a Flórida é um ótimo lugar e ideal não só para investir e trabalhar, mas também para viver bem com as famílias.
 

No painel Florida e Tampa: Oportunidades para empreendedores brasileiros/Opportunities for Brazilian Entrepeneurs, o diretor para o Brasil, da Enterprise Florida, Fabio Yamada, frisou que a Florida não é apenas turismo. O estado é o terceiro maior PIB dos EUA com US$ 915 bilhões; reúne 22 milhões de habitantes e apresenta uma renda média de US$ 43 mil/ano. No ano passado foi o quinto maior crescimento econômico estadual naquele país. "A Flórida recebeu mais de 320 mil novos moradores nos últimos anos, dos quais metade são de outros países. O aumento esperado do PIB é de 3,8%, ou seja, 0,5% acima da média nacional", disse Yamada.
 

O estado é muito ativo em atrair empreendedores com destaque para os segmentos de saúde, inovação, pesquisa de novos fármacos, e equipamentos médicos. Ele tem agrupado empresas de TI, centros de pesquisas, e até grandes empresas nos serviços de saúde.


Foto: Reprodução

 

Qualidade de vida e negócios
 

O vice-presidente sênior de desenvolvimento econômico do condado de Hillsborough, Steve Morey, explicou que seu estado é de baixo custo e também uma comunidade com boa qualidade de vida que apoia negócios. "O que oferecemos é uma solução customizada, tais como incubadoras, universidades com centros de pesquisas, centros de empreendedorismo, e soluções personalizadas para financiamentos e necessidades, além de rede de apoio para empreendedores. Queremos mostrar os recursos que nossa cidade de Tampa pode oferecer", disse.
 

Segundo Morey, nos próximos cinco anos, o centro de Tampa (cidade que está entre as 20 maiores dos Estados Unidos) vai dobrar de tamanho e será movido pela tecnologia, num ambiente saudável de forma mais estruturada, com acesso ao capital.
 

Já Brent Barkway, gerente de desenvolvimento econômico do condado de Pinellas, destacou que sua região é conhecida pelas praias maravilhosas, mas também abriga a Boeing e outros empreendimentos de grande e pequeno porte. "Nós, por exemplo, podemos oferecer serviços mais especializados do que Miami. É fácil se conectar com grandes empresas, mas não com pequenas empresas e isso podemos fazer", garante ele. O executivo lembrou que a geração Y ou Millenials é a segunda população que mais cresce nos Estados Unidos e a Flórida tem um papel importante para atrair essa população.

 

Customização de serviços
 

Barkway revelou que eles já estão trabalhando com empresas brasileiras por meio de incubadoras, por onde dão acesso a escritórios de advocacia e de contabilidade, por exemplo. "É o que podemos oferecer de melhor para um serviço customizado nos Estados Unidos", exalta ele, que complementa: "A cidade de St. Petersburg, na área da baía de Tampa, além de ser um lugar para se viver bem, trabalhar e se divertir, tem um distrito de negócios realmente pujante, que aproveita praias e área de lazer de todo nosso condado, que por sua vez, tem mais de 24 cidades e cerca de 250 mil pessoas.
 

A gerente de desenvolvimento econômico do condado de Pasco, Jennie Sammur, alertou que gostaria de destacar parceiros de outros lugares, apresentando contatos importantes para os participantes. "Temos muitas indústrias de manufaturas, como a de armamentos, como também parcerias com instituição acadêmicas e empresas potenciais em busca de funcionários. Estamos explorando toda a possibilidade de desenvolvimento de negócios de nosso condado. Tudo é sob medida e de acordo com o que se está trazendo, para colhermos o que plantamos", declarou. A executiva enfatizou a aptidão do seu condado para formação de profissionais de nível superior por meio de universidades locais.
 

O Florida Business Forum também contou com os painéis: Transformações da Economia Digital; Investindo em Start-ups e a Internacionalização de Start Ups.
 

Para maiores informações do evento ou da entidade organizadora, entrar em contato pelo email [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90