O Brasil lidera o ranking de países com maior incidência de raios. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) são quase 80 milhões por ano, gerando um prejuízo de aproximadamente R$1 bilhão à economia brasileira através dos danos em aparelhos eletroeletrônicos.
Além disso, diariamente acontecem inúmeros picos de energia na rede elétrica, os chamados surtos elétricos, gerados por apagões e pelo liga e desliga de grandes motores, como elevadores ou máquinas de lavar.
Os surtos se propagam pela rede elétrica e pelas linhas de dados, atingindo constantemente aparelhos eletroeletrônicos essenciais no nosso dia a dia, gerando danos gradativos, até que de repente eles queimam instantaneamente. Ou seja, não precisa ocorrer um surto no exato momento em que os aparelhos param de funcionar.
O que muitas pessoas não sabem é que existem dispositivos que podem evitar a queima de equipamentos, seja por raios ou surtos elétricos e, consequentemente, evitar inúmeros prejuízos financeiros. São os chamados DPS – Dispositivos de Proteção contra Raios e Surtos Elétricos, que podem ser encontrados em vários formatos e modelos, para se adequar a cada tipo de eletroeletrônico.
Eles trabalham como um guardião dos eletroeletrônicos, pois detectam os surtos na rede, antes que atinjam e danifiquem os aparelhos. Mesmo que muitos ainda não conheçam este termo (DPS), todos nós estamos expostos a perdas causadas pelos surtos elétricos: residências, pequenos negócios ou gigantes da indústria.
Para conscientizar as pessoas sobre a importância do uso de DPS, a CLAMPER realizou uma ação surpreendente no dia 14 de junho, na estreia da seleção brasileira na Copa América 2019. A empresa levou um grupo de cinco amigos, torcedores aficionados por futebol, além de 30 colaboradores, para um restaurante em Belo Horizonte, para assistir à partida.
O que eles não esperavam era a TV queimar, momentos antes da partida começar. Em um misto de surpresa e preocupação em perder o jogo, eles descobriram que tudo não passava de uma simulação, pois a televisão estava protegida com DPS. Depois do susto, todos puderam assistir e vibrar muito com a vitória da nossa seleção.
O grande mote da campanha é mostrar que momentos importantes e de diversão com os amigos ou família, como assistir a uma partida de futebol, podem ser prejudicados por conta de um surto na rede elétrica e que isso pode ser evitado com o uso de DPS.
Como parte da campanha, a CLAMPER levou os cinco amigos para assistir de perto a semifinal da Copa América entre Brasil x Argentina, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 2 de julho.
Toda a empolgação deles no dia do jogo foi registrada.
Assista ao filme da campanha: https://youtu.be/2TyOFt0f1Is