11/06/2019 às 17h13min - Atualizada em 12/06/2019 às 00h00min

Planejar: o primeiro passo para a realização de um sonho

Todas as pessoas têm sonhos na vida. Realizar nem sempre é tão simples quanto parece. Mas para isso, além de acreditar no sonho, é necessário fazer um bom planejamento. A partir disso, tudo se torna mais fácil, pois para chegar ao que tanto almeja, o indivíduo precisa cumprir metas, que o encoraja e dá força para lutar até a conquista.

DINO
https://www.eviseu.com/pt/


Os sonhos são essenciais para impulsionar a vida de qualquer ser humano. Todo mundo tem um ou vários sonhos. Mas, somente sonhar não basta, é preciso lutar para realizar. Dificilmente dá para realizar um sonho da noite para o dia. Pois, geralmente, é necessário fazer um planejamento e persistir bastante. Se uma pessoa sonha em conhecer algum país do exterior, por exemplo, ela precisa se programar para isso. Dentro de um planejamento, é indispensável colocar quais são as metas e em quanto tempo cada uma delas poderão ser cumpridas. Para a viagem se concretizar, há diversos itens que o indivíduo precisa se preocupar, como: guardar dinheiro, fazer passaporte, tirar algumas semanas de folga ou férias, comprar passagens, reservar hotel e passeios, ter conhecimento da moeda e da língua do país, levar roupas e acessórios de acordo com o clima do país, entre muitos outros.

São inúmeros os tipos de sonhos, mas, normalmente, são pessoais, profissionais ou de consumo. No caso dos brasileiros, por exemplo, segundo um estudo encomendado pelo Serviço Social de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz, os maiores sonhos de consumo são, por ordem de prioridade: fazer uma viagem para o exterior (15%), fazer uma viagem nacional (12%), comprar um carro (9%), fazer viagens de fim de semana (8%) e fazer uma cirurgia plástica (7%). O estudo foi realizado com 620 pessoas maiores de 18 anos, de todas as 27 capitais brasileiras. 

Mas, além de fazer um bom planejamento, há uma estratégia simples e eficaz que pode ajudar na busca e na realização de cada sonho: colocar os sonhos e as metas no papel. Esta é uma técnica que já funcionou para muitas pessoas. Isso se confirmou em um estudo realizado na Universidade de Toronto (Canadá), onde os pesquisadores acompanharam 700 estudantes que fizeram exercícios curtos de escrita durante dois anos. A ideia era que eles pensassem sobre suas vidas, especialmente sobre momentos decisivos do passado. Depois, eles deveriam usar essas memórias para escrever um passo a passo que os ajudassem a alcançar seus objetivos. No fim do período de dois anos, os resultados mostraram que os estudantes que escreveram seus sonhos e suas metas, conseguiram alcançar tudo o que almejavam.

Ao colocá-los no papel, os sonhos ganharam mais clareza e um pouco mais de vida. E, ao descreverem as metas, foi como se eles sentissem mais força de vontade para realizar uma a uma, até chegarem no objetivo final.

Embora muitas pessoas lutem pelos seus sonhos, muitas outras adiam ou os deixam de lado por causa do medo. Medo de não alcançar o que sonha. Medo de não ser capaz. Medo do que terá que encarar. Assim como no livro Lost Dream - Para embrulhar os fatos, onde o medo impede Míriam de lutar pelo seu sonho. Até o momento que ela percebe que precisa lutar, não só por ela, mas por outras pessoas também.

Sobre a obra

Lost Dream - Para embrulhar os fatos, escrito por Érica Kaoru Kanai, publicado pela Editora Viseu, contém 108 páginas e se encontra, ainda, em sua 1º Edição, traz a história de Míriam, uma garota que apesar da depressão e do desânimo, inicia uma caminhada solitária e incerta por um sonho que havia esquecido há anos, fazendo dessa meta sua nova razão de viver. Consciente do risco que correu e de quantas pessoas podem não sobreviver aos próprios pensamentos conturbados, o trabalho de Míriam foca em alcançar esses grupos de risco, não como agente de prevenção, e sim como alguém que sentiu na pele e na carne o desespero e ainda assim conseguiu sobreviver para contar sua história.

Para os leitores que acreditam nos sonhos e para aqueles que só precisam de um motivo para crer novamente, o ideal é que adquira o livro Lost Dream - Para embrulhar fatos. Já que a história contada é baseada na vida da própria autora. O que mostra que os sonhos são sempre possíveis apesar das dificuldades e dos medos.

Sobre o livro:

Título: Lost Dream

Subtítulo: Para embrulhar fatos

Autora: Érika Kaoru Kanai

Editora: Viseu

Lançamento: 2019

Páginas: 108

Para saber mais:

https://www.eviseu.com/pt/livros/869/lost-dream/

https://www.eviseu.com/pt/autores/920/erika-kaoru-kanai/

 



Website: https://www.eviseu.com/pt/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »