11/06/2019 às 15h13min - Atualizada em 11/06/2019 às 15h13min

​Em Manaus, Sérgio Moro confirma problemas de unidades prisionais apontadas por Alberto Neto

Devido a crise no Sistema Penitenciário do Amazonas, desencadeado por mais um massacre ocorrido este mês nos presídios do estado, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PRB-AM) fez um relatório no qual relata os problemas que prejudicam a gestão das unidades. Em Manaus, o ministro da Justiça Sérgio Moro confirmou o que foi apontado pelo parlamentar. 

Sérgio Moro disse em entrevista a um jornal local que a falta de agentes penitenciários é o maior gargalo a ser enfrentado para restabelecer o controle das unidades prisionais. “Uma das causas dessa relativa falta de controle no Sistema Prisional do Amazonas é o número pequeno de agentes penitenciários. Por isso, vamos contratar e qualificar mais agentes”, disse Moro. 

A falta de profissionais capacitamos atuando dentro dos presídios foi o principal problema das unidades prisionais do Amazonas apontado no relatório feito após a visita da Comissão Externa composta por deputados federais e presidida por Alberto Neto. A visita nas cadeias ocorreu no dia 31 de maio. 

Uma cópia do documento foi entregue ao ministro da Justiça Sérgio Moro no dia 6 de junho, em um encontro entre as duas autoridades em Brasília. As conclusões do relatório da visita da Comissão Externa e do ministro demonstram a sintonia dos poderes na busca por uma gestão eficiente do Sistema Prisional brasileiro.

 

“O Moro pode ver em Manaus o que nós parlamentares da Comissão Eterna da Câmara constatamos durante a visita que fizemos nas unidades. A falta de agentes penitenciários preparados dificulta a ação do Estado para controlar os presos e para gerir os presídios”, disse Alberto. 

Além da falta de agentes penitenciários, Alberto Neto apontou a falta de estrutura nas unidades como um ponto importante a ser tratado entre o Governo Federal e o Estadual, que administra os presídios amazonenses. 

“Os presídios do Amazonas, assim como o Sistema Penitenciário brasileiro, precisa com urgência da contratação de agentes penitenciários e de uma gestão eficaz no que diz respeito à disciplina dos presos e na ordem dentro das unidades. O Estado vai poder contar com meu apoio e o ministro Moro que tem se comprometido a ajudar também na melhoria da Segurança Pública no Amazonas”, concluiu Alberto Neto.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90