28/05/2019 às 17h10min - Atualizada em 28/05/2019 às 17h42min

Estilo de aprendizagem faz diferença no vestibular

Anotar, ouvir ou realizar testes: cada estudante tem maior facilidade com uma metodologia de estudo

DINO
http://www.centralpress.com.br
Diferentes métodos de aprendizagem fazem a diferença no vestibular


As pessoas são diferentes umas das outras, incluindo o modo como aprendem. Segundo estudos da neurolinguística, existem três diferentes formas de percepção de informação: visual (que faz uso da visão); auditivo (que vale-se da audição); e cinestésico (que aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações). Cada indivíduo, em regra, tem predominância em um destes. Para os vestibulandos, conhecer qual o estilo predominante para si mesmo pode ser um diferencial para se preparar para as provas.

Nos corredores e salas de cursinhos não é difícil encontrar alunos com apostilas grossas, cheias de anotações, com cada detalhe do que foi aprendido. Outros, mais auditivos, preferem prestar atenção e ouvir muito bem o que o que o professor explica, talvez até gravar para ouvir novamente mais tarde. E, aqueles mais cibernéticos, fazem dos familiares e amigos seus próprios estudantes, pois aprendem melhor quando ensinam, movimenta-se ou falando sobre aquilo que aprenderam.

 

"Em geral, eu percebo que a maioria dos alunos gosta de ler a teoria e fazer testes. É raro o aluno que fica só na teoria e não tão raro alunos que ficam só nos testes. Porém, tanto uma quanto outra acho que são formas equivocadas. A melhor maneira é o aluno dedicar um tempo para estudar a teoria e fazer tantos testes quanto possível", instrui o professor e orientador do Curso Positivo, Luiz Fernando Cordeiro.
 

Quanto ao método de anotar, o professor conta que não é uma unanimidade. "Alguns alunos preferem ficar observando, ouvindo e vendo o professor, mas sem o hábito de anotar. Mas isso são alguns. Vários alunos preferem anotar, às vezes o conteúdo da lousa, algum detalhe do slide, alguns até o que o professor tá falando. E eu vejo uma quantidade expressiva de alunos que gostam de anotar porque enquanto ele anota, isso o ajuda a manter a atenção durante a aula, evita a dispersão", expõe. "Já gravar a aula é muito raro vermos, porque, na preparação do vestibular, o tempo é muito curto, então, gravar pra depois ouvir depois é um desperdício de tempo".
 

Ele conta que, em seu trabalho de orientação com os alunos, tenta encontrar um equilíbrio entre as formas que aquele estudante mais aprende, para que a leitura, resolução de exercícios e simulados se complementem. "O que devemos lembrar é que, no vestibular, é importante que o aluno tenha o conhecimento necessário para realizar a prova, independente da forma pela qual ele adquiriu esse conhecimento. O mais importante é aprender".
 

E aprender utilizando os meio mais efetivos para si foi o que levou Lucas Fritzen, aluno do Curso Positivo, a conquistar uma vaga de medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Lucas conta que sempre misturou bastante os métodos de estudo, mas que tem predominância cinestésica e auditiva. "Eu fazia muitos testes, como forma de revisar e até aprender coisas novas, e nunca anotava nada nas aulas, prestar atenção na explicação do professor era o suficiente para que eu absorvesse a informação e conseguisse revisar depois", explica.
 

Para saber qual o estilo de aprendizagem é predominante, o aluno pode fazer o teste abaixo e otimizar seu tempo de estudos, de modo que tire proveito de suas facilidades:
 

01. Eu gostaria mais de fazer este exercício:

a. Por escrito
b. Oralmente
c. Realizando tarefas

02. Gosto muito de ganhar um presente que seja:
a. Bonito
b. Sonoro
c. Útil

03. Tenho mais facilidade de lembrar nas pessoas:
a. A fisionomia.
b. A voz.
c. Os gestos.

04. Aprendo mais facilmente:
a. Lendo.
b. Ouvindo.
c. Fazendo.

05. As atividades que mais me motivam são:
a. Fotografia, pintura.
b. Música, palestra.
c. Escultura, dança.

06. Na maioria das vezes prefiro:
a. Observar.
b. Ouvir.
c. Fazer.

07.Ao me lembrar de um filme, vem a minha mente:
a. As cenas.
b.Os diálogos.
c. As sensações.

08. Nas férias, gosto mais de:
a. Conhecer novos lugares
b. Descansar.
c. Participar de atividades

09. O que mais valorizo nas pessoas é:
a. A aparência.
b. O que elas dizem.
c. O que elas fazem.

10. Percebo que alguém gosta de mim
a. Pelo jeito de me olhar.
b. Pelo jeito de me falar.
c. Por suas atitudes.

11. Meu carro preferido tem principalmente que ser
a. Bonito.
b. Silencioso.
c. Confortável.

12. Quando vou comprar algo procuro:
a. Olhar bem o produto.
b. Ouvir o vendedor.
c. Experimentar.

13. Tomo decisões com base principalmente no que:
a. Vejo.
b. Ouço.
c. Sinto.

14. Em excesso, o que mais me incomoda é:
a. Claridade.
b. Barulho.
c. Ajuntamento

15. O que mais me agrada em um restaurante:
a. O ambiente.
b. A conversa.
c. A comida

16. Em um show, valorizo mais:
a. A iluminação.
b. As músicas.
c. A interpretação.

17. Enquanto espero alguém, fico:
a. Observando o ambiente.
b. Ouvindo as conversas.
c. Andando, mexendo com as mãos.

18. Eu mais me entusiasmo quando:
a. Me mostram.
b. Me falam
c. Me convidam para participar.

19. Ao consolar alguém, procuro:
a. Mostrar um caminho.
b. Levar uma palavra.
c. Dar um abraço.

20. O que mais gosto em uma fogueira é:
a. Olhar as chamas.
b. Ouvir o crepitar da madeira.
c. Sentir o calor.

Agora some quantas vezes você indicou cada letra e multiplique por cinco para obter os percentuais:

a. Visual x5
b. Auditivo x5
c. Cinestésico x5


Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular - algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70.

Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil.

O Curso Positivo conta com quatro sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90