23/05/2019 às 10h40min - Atualizada em 27/05/2019 às 00h00min

Arena Abese Conecte-se antecipa tendências e novos modelos de negócios na Exposec 2019

Os visitantes do evento podem acompanhar apresentações sobre soluções baseadas na Internet das Coisas, SecTechs na Iha de Startups e palestras no Abese Talks

DINO


A Exposec, maior feira latino-americana de segurança eletrônica, foi aberta ao público nesta terça-feira (21) no São Paulo Expo. As novidades em sistemas integrados, equipamentos autônomos e inteligência artificial voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas estão sendo demonstradas por 800 marcas expositoras.

Na abertura, a presidente da Abese - Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, Selma Migliori, lembrou que a Exposec é hoje referência no setor em toda a América Latina. "E acontece num momento particular, quando a segurança pública é prioridade em todo o mundo e, em especial, no Brasil." Ao mesmo tempo, segundo Selma, a segurança eletrônica está em transformação "e fazemos parte dessa transformação". "Não podemos viver no passado. Por isso, criamos (na Exposec) a Arena Abese Conecte-se, que antecipa tendências e novos modelos de negócios para o futuro", afirmou a presidente da associação.

O secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, lembrou que falar em segurança sem envolver tecnologia não é mais possível. "Não tem sentido. Por isso a importância desta feira, que dá oportunidade da administração pública se apropriar dessas novas tecnologias, tão importantes para darmos mais segurança aos cidadãos".

O General João Camilo Pires de Campos, secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, também elogiou a realização da Exposec, destacando que a tecnologia já faz parte de toda estratégia de segurança. "Inclusive, a tecnologia é fundamental para a inteligência das polícias", concluiu.

Ilha de Engajadores IoT
A Internet das Coisas (IoT) ganhou espaço nas soluções de segurança e já se tornou um dos principais investimentos do setor. A combinação de dados de diversos dispositivos integrados que podem ser gerenciados a partir da rede, agiliza processos de atendimento, manutenção, além de possibilitar aplicações como Inteligência Artificial, Machine Learning, Deep Learning e também Blockchain - que desenham o futuro da segurança pública e particular. Para promover o debate sobre IoT com o mercado, a Abese reúne empresas e especialistas na Ilha de Engajadores IoT.Os visitantes do evento podem acompanhar apresentações sobre soluções baseadas na Internet das Coisas para aplicações diversas - em educação, sustentabilidade, segurança e analíticos, entre outras.

Ilha de Startups
Para trazer soluções inovadoras associadas ao mercado de segurança, a Abese apresenta a Ilha de Startups com as empresas participantes escolhidas através de uma seletiva. "O Comitê de Startups da Abese foi pensado para aproximar o setor tradicional de segurança aos novos empreendedores, acelerando a validação, desenvolvimento e expansão de novos negócios para todo o setor", explica Edson Pacheco, coordenador do Comitê de Startups da Abese.

Programa Abese São Paulo Inteligente
O espaço do Programa Abese São Paulo Inteligente que tem como missão levar conhecimento sobre um plano de segurança eletrônica de sucesso. Neste espaço o visitante pode vivenciar uma experiência em realidade virtual que conta um pouco mais sobre a iniciativa e entender sobre a importância da proteção no entorno dos estabelecimentos e a relação desta tecnologia implantada com as plataformas de segurança pública como a City Cameras (Prefeitura da São Paulo) e o Detecta (Governo de São Paulo).

Abese Talks
O palco do Abese Talks conta com três dias de programação sobre os principais temas do setor de segurança eletrônica e IoT durante a Exposec. Com o tema "Conectando Pessoas, Tecnologias e Segurança Pública e Stakeholders de IoT", o Abese Talks recebe os principais empresários, especialistas e projetos inovadores para apresentações durante todos os dias de evento. As apresentações sobre soluções baseadas na Internet das Coisas para aplicações diversas áreas, como educação, sustentabilidade, segurança e analíticos vídeo, além de autoridades públicas sobre a utilização da tecnologia para o gerenciamento inteligente de cidades.

Participante ativa da Câmara de IoT do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), a Abese também apresentará aos visitantes um painel sobre projetos reais que integram segurança pública e tecnologia - como a iniciativa Programa Abese São Paulo Inteligente. A programação ainda conta com discussões sobre conceitos que estão avançando no mercado de segurança - Smart Cities, Cibersegurança, Blockchain, Segurança 4.0, 5G, Inteligência Artificial, entre outros.

O setor de segurança eletrônica faturou no ano passado R$ 6,52 bilhões no país, alta de 8% frente ao ano anterior - e para 2019 as oportunidades podem ser ainda maiores. Alavancado por novas tecnologias que facilitaram a instalação e o uso de soluções de segurança, o mercado se prepara para oferecer cada vez mais projetos residenciais. Para 2019, o setor espera fechar o ano com crescimento de 10%.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90