24/05/2019 às 19h42min - Atualizada em 24/05/2019 às 19h42min
Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos inicia calendário de fiscalizações em Portos de Manaus
Os trabalhos decorrem da Operação Defensa e visam combater a remessa de veículos roubados e furtados da Capital Amazonense
PC-AM
PC-AM Investigadores da DERFV, juntamente com apoio técnico da Perícia Criminal do Amazonas, sob coordenação do delegado Cícero Túlio, iniciaram na tarde desta Sexta-Feira (24) um trabalho específico de fiscalização nos portos de Manaus.
Os trabalhos decorrem da Operação Defensa e visam combater a remessa de veículos roubados e furtados da Capital Amazonense para municípios do interior e outros Estados.
As ações policiais contam com apoio técnico de um perito 'expert' em identificação veicular com a função de realizar exames metalográficos para verificação de eventuais adulterações em veiculos embarcados.
Além de inibir a remessa de veículos roubados pelo rio para outros municípios, a ação também opera no sentido de reprimir o envio de veículos locados, que sejam objeto de estelionato.
A primeira fase da Operação Defensa fiscalicou três portos no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus. Na oportunidade foram verificados cerca de 100 (cem) veículos automotores.
A Operação Defensa abarcará portos em todas as zonas da capital e se estenderá para o interior do Estado.
Segundo o delegado Cícero, as fiscalizações farão parte do Calendário de Ações Policiais da Especializada, e serão deflagradas sem dia e horários certos, podendo se realizar em qualquer dia e horário da semana.
"Verificamos que as remessas de veículos através dos portos não seguem um rito de controle, o que facilita a ação de criminosos que se valem dessa falta de controle por parte dos portos para remeter veículos irregulares a outros locais", afirmou o delegado.
Ainda segundo o titular da DERFV uma reunião será marcada com os administradores dos portos a fim de estabelecer protocolos de controle sobre o embarque de veículos automotores visando o registro não só das pessoas que contratam o transporte, como dos veículos, documentos veiculares e dos destinatários das cargas.