O Marketing digital no Brasil está apenas iniciando. O país tem mais de 116 milhões de pessoas conectadas à internet, mas, ainda assim, as empresas estão só começando no mundo digital. É o que aponta um estudo da consultoria McKinsey, realizado com apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (Aba). Segundo o estudo, 80% das empresas brasileiras estão em estágios iniciais do marketing digital (23% são Iniciantes e 57%, Emergentes).
Na odontologia não é diferente. São mais de 300 mil dentistas, segundo dados do CFO. A concorrência é grande, mas já têm diversas clínicas e consultórios aproveitando muito o marketing digital para captar pacientes. Segundo Vanessa Porciuncula, CEO da Multiforma Comunicação Integrada, agência que trabalha com marketing digital especializado para clínicas e consultórios odontológicos, a busca pelos serviços de marketing digital por dentistas tem crescido bastante nos últimos anos. “Já trabalhamos há quase 10 anos com marketing para dentistas e, lá no inicio, era raro um dentista apostar em marketing digital. Hoje é uma necessidade, já existem clínicas que investem pesado em marketing digital. Nós temos clientes que captam mais de 60% dos seus pacientes pela internet, mas, ainda assim, percebemos que há uma resistência dos dentistas em utilizar essas ferramentas”, afirma Vanessa. Um dos motivos para os dentistas ainda terem receio na hora de investir em marketing digital pode ser o fato de o código de ética da profissão limitar alguns tipos de divulgação, mas Vanessa explica que não é necessário ferir o código de ética para divulgar o serviço do dentista, segundo ela, existem muitas formas de captar pacientes pelos meios digitais e totalmente de acordo com as regras do CRO.
Dados do Google mostram que 96% das pessoas pesquisam online antes de escolher uma empresa para comprar, visitar ou entrar em contato. Por isso, o marketing digital tem crescido tanto como forma de captar novos clientes. Segundo Vanessa Porciuncula, o marketing digital é uma forma muito eficiente para atrair, vender e se relacionar com os pacientes: “Se a grande maioria das pessoas está conectada, busca informações ao seu respeito antes de fazer contato, não faz sentido não estar na internet de forma efetiva. Por isso, investir em técnicas de captação de pacientes com marketing digital é muito vantajoso. Além disso, é uma ferramenta excelente para se relacionar com os pacientes e fideliza-los. É muito importante manter pontos de contato com seu o paciente, para que ele tenha sempre você em mente na hora que precisar de um dentista”.
O marketing digital tem se mostrado uma vantagem competitiva importante, ou seja, é o diferencial entre um dentista e outro na hora da escolha pelo cliente. “No caso do dentista que não tem um site, não está nas Redes Sociais, não faz ações de relacionamento digital, nem dá ao paciente a possibilidade de escolhe-lo, pois sem ter presença online não tem como o paciente conhecer o dentista e o serviço que ele oferece. Diferente de quem investe nessa área e consegue ter uma reputação online favorável, que gera credibilidade e resultado”, ressalta Vanessa. A especialista também explica que já não é compatível para um negócio que busca crescer viver apenas de indicação dos seus pacientes. Para ela, a indicação, por mais que seja um meio muito efetivo de captação, é limitado: “muitos dos clientes que nos procuram utilizam somente a indicação como forma de captação. Se o dentista busca um crescimento para o seu negócio precisa expandir suas formas de captação e o marketing digital tem um excelente custo-benefício nesse sentido”.
No Blog da agência é possível acessar diversos conteúdos sobre marketing digital para dentistas.