13/05/2019 às 15h30min - Atualizada em 14/05/2019 às 00h00min

Cidades inteligentes são foco de seminário da Fundação Vanzolini em São Paulo

Com atrações internacionais, durante dois dias, o evento debaterá temas que permeiam a operação e a saúde desses espaços, assim como tecnologias como blockchain, big data, IoT etc. Entre os palestrantes confirmados estão acadêmicos e empresários com expertise reconhecida no assunto. Gratuito, o seminário será realizado no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo (SP), nos dias 21 e 22 de maio de 2019.

DINO - https://bit.ly/2XCALWD


Inovações, possibilidades e potencialidades de melhoria nos serviços urbanos no Brasil são os temas fundamentais que nortearão o debate entre especialistas brasileiros e internacionais e grandes players do mercado durante o seminário Conecticidade: Conectando Ideias, Tecnologia e Urbanismo, realizado pela Fundação Vanzolini, com apoio e patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), em 21 e 22 de maio de 2019.

"Serão dois dias de imersão em temas que tratam de disposições técnicas, tecnologias e projetos que visem a melhoria e a supervisão do funcionamento e da operação dos sistemas que compõem uma cidade, como abastecimento de água e de energia elétrica, coleta e tratamento de esgoto sanitário e de resíduos sólidos, iluminação pública, acessibilidade, mobilidade, segurança, acesso à internet, gestão integrada e planejamento", comenta o Prof. Dr. Marcelo Schneck de Paula Pessôa, coordenador geral do seminário, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e presidente do Conselho Curador da Fundação Vanzolini.

Na programação, composta por 15 painéis, também está inserida reflexão sobre tecnologias e conceitos de última geração, como Big Data, Internet of Things (IOT), Blockchain, gestão de facilities, Economia Circular e sistemas locais de produção e inovação, Logística Urbana e Mobilidade em Smart Cities, Tecnologias e Saúde para Cidades Inteligentes, além de Planejamento e Gestão para Cidades Inteligentes, sempre ilustrados por reconhecidos casos de sucesso implementados no Brasil. Também será uma oportunidade de diálogo com especialistas da França e dos Estados Unidos.

Os convidados internacionais são Patrick Nossent, presidente da CERWAY e CERTIVEA - a primeira é operadora de certificação de alta qualidade ambiental (HQE) em todos os países, exceto na França e subsidiária conjunta da CERTIVEA (grupo CSTB) e CERQUAL (Grupo QUALITEL) - que discorrerá sobre Sustainable and smart cities in an environment of energy, climate and social changes and the digital revolution (Cidades sustentáveis e inteligentes em um ambiente de energia, clima e mudanças sociais e a revolução digital). Os outros convidados internacionais são Alvaro Lima e Nigel Jacob, da Prefeitura de Boston (EUA), que apresentarão o case daquele cidade.

Entre os palestrantes confirmados estão acadêmicos e empresários com expertise reconhecida no assunto. Gratuito, o seminário será realizado no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo (SP).

O seminário Conecticidade é voltado a professores, pesquisadores, empresários, profissionais das áreas de engenharia, urbanismo, arquitetura, infraestrutura e funcionários dos governos estadual e municipal, envolvidos com áreas como inovação, fomento, desenvolvimento local, parcerias, iniciativas públicas privadas entre outras. A meta é atrair representantes dos governos municipais e estaduais, que atuem nas áreas de Desenvolvimento Urbano, Sustentabilidade, Mobilidade, Inovação e Empresas fornecedoras de Infraestruturas para IoT.

O evento também objetiva a divulgação de grupo de pesquisa vinculado ao Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PRO POLI USP) que é o tema do evento, conta com a participação de membros de diversas instituições, compondo um importante núcleo de pesquisa sobre Cidades Inteligentes, as chamadas Smart Cities, no Brasil. https://www.conecticidade.org.br/

Serviço:
Conecticidade: Conectando Ideias, Tecnologia e Urbanismo
Data: 21 e 22 de maio de 2019
Local: Hotel Maksoud Plaza - Rua São Carlos do Pinhal, 424, São Paulo (SP)
Inscrições gratuitas e informações: https://bit.ly/2XCALWD



Website: https://bit.ly/2XCALWD
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90