Provavelmente, você já percebeu que o sedentarismo é um problema atual da nossa sociedade, levando ao aparecimento da obesidade e de, doenças crônicas como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e até mesmo câncer.
Uma solução para a luta contra estes males é a atividade física, que aliada ao equilíbrio alimentar, melhora a qualidade de vida.
Segundo o coach e sócio do Treinamento Inteligente, Marcel Fernandes dos Santos, o treino funcional é excelente para o aluno que nunca praticou nenhum tipo de atividade. "Ele auxilia na composição corporal, nos padrões de movimento, além de prevenir lesões", afirma o coach.
Marcel sugere alguns exercícios simples e eficazes para quem quer começar no universo do treino funcional. Confira:
Exercício 1 - Sentar e levantar da cadeira
Benefícios: Aumenta a força de membros inferiores e proporciona estabilidade da região do core, auxiliando na marcha e na melhora do padrão de movimento.
Execução: Em pé com os braços cruzados na altura do peitoral. Mantenha os pés em total contato com o solo e alinhado com os ombros.Deixe o olhar fixo à frente, alinhe a coluna com tronco ereto e o core ativado para, então, sentar e levantar da cadeira.
"O ritmo do exercício é de lento para moderado e indico fazer de duas a quatro séries de 15 movimentos em cada", diz o coach.
Exercício 2 - Remada invertida na fita suspensa
Benefícios: Aumentar força de membros superiores no movimento de puxada na horizontal com peso corporal.
Execução: Com o corpo inclinado para trás, segure a fita de suspensão com as duas mãos. Mantenha joelhos, quadris e coluna alinhados. Inicie o movimento puxando a fita para perto do corpo impulsionando para acima e retorne para a posição inicial de forma controlada.
" O ritmo deve ser moderado e sugiro fazer de duas a quatro séries de 12 a 15 movimentos".
Exercício 3 - Pranchinha DV solo
Benefícios: Aumentar a força isométrica do core em atividades de estabilização.
Execução: Manter posição de pranchinha com cotovelos apoiados, concentrando a força na musculatura do core. Lembre-se de manter o alinhamento de joelhos, quadris e coluna, além de controlar a respiração.
" Aqui, o ritmo é isométrico e também deve-se fazer duas a quatro, séries de 20" - 40", diz Marcel.
Exercício 4 - Flexão de Braços em plano elevado
Benefícios: Aumentar a força de membros superiores e core no movimento de empurrar horizontal.
Execução: Com corpo inclinado para frente e mãos apoiadas em algum plano mais elevado do que o solo, flexione os cotovelos, aproximando o corpo e estenda para se afastar. Manter cabeça, tronco e quadris alinhados e pés no afastamento dos ombros.
O ritmo indicado é o moderado, com duas a quatro séries de 12 a 15 repetições.
Exercício 5 - Subir e descer degrau
Benefícios: Aumentar a força de membros inferiores de forma unilateral e simétrica entre os membros e estabilidade da região do core, para auxiliar na marcha.
Execução: Com um pé no degrau e o outro no solo, aplique uma força no degrau para subir e apoiar o pé do chão no topo do degrau, retome a posição inicial de forma lenta e controlada. Mantenha olhar fixo para frente, alinhamento da coluna com tronco ereto e core ativado.
" Proponho ritmo moderado, e execução de duas a quatro séries de 12 a 15 repetições para cada lado", conclui o coach.
Treinamento Inteligente: Localizado no bairro do Itaim Bibi, na capital paulista, o espaço conta com um time de profissionais altamente qualificados e especializados em treinamento funcional embasados no Sistema Core 360. O estúdio oferece aos seus clientes um programa de treino customizado por meio do relacionamento interdisciplinar e interação com os diversos profissionais da área da saúde como Medicina Esportiva, Nutrição, Fisioterapia e Terapeutas.
Instagram: @treinamentointeligente
Site: http://treinamentointeligente.com.br