Devido ao avanço tecnológico ocasionado pela 4ª revolução industrial, o mercado vive um período de grandes transformações onde as pessoas tornam-se recursos valiosos para o ambiente corporativo. Afinal, a partir do desenvolvimento de soft skills (habilidades comportamentais) são capazes de gerar ideias inovadoras que aumentam a competitividade dos negócios.
Em paralelo a este panorama, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou que 69% das empresas encontram dificuldades em contratar colaboradores qualificados - o que exige dos profissionais um perfil diferenciado.
Alinhada a esta necessidade mercadológica, José Roberto Marques, fundador do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), promoveu na última semana uma reflexão sobre o alcance de resultados extraordinários. Voltado para estudantes brasileiros, o workshop que aconteceu na Harvard University também contou com uma transmissão gratuita e em tempo real para o Brasil.
“Este momento representa a realização de um grande sonho. Trata-se da prova de que o universo recompensa com boas oportunidades aqueles que realmente se preparam. Em termos práticos, esta conquista é sinônimo de anos de esforços constantes”, afirma o especialista.
De maneira intencional, a fala do coach revela o segredo presente na jornada de tornar-se uma pessoa extraordinária. “Nós somos programados para trazer resultados. O inconsciente coletivo nos leva a crer que a realização de metas pessoais e profissionais advém da geração dos melhores resultados.
A verdade é que as ideias acima da média surgem dos pensamentos visionários. Mas, que precisam sair do papel por meio de atitudes ousadas. Neste ponto, o seguinte questionamento é fundamental na busca pelo sucesso: qual é o seu diferencial?”.
Ao longo da vida, os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de comportamentos diferenciados entre os seres humanos são os sistemas de crenças e valores. Ou seja, enquanto as crenças são as verdades individuais que se constroem sob influência do ambiente externo, os valores indicam os elementos importantes na trajetória de cada pessoa.
Neste contexto, o grande desafio é enfrentar as crenças e os valores limitantes.“Quantas vezes você ouviu que o seu sonho é impossível ou que não é capaz de obter êxito em determinada profissão? Essas afirmações feitas por quem está ao redor têm o poder de se alojarem dentro de nós. Contudo, ao olhar para o interior a partir de uma ótica profunda é possível dizer que todos somos extraordinários. Logo, a boa notícia é que tanto as crenças como os valores podem ser reprogramados”, pontua Marques.
De acordo com o especialista, a reprogramação acontece levando em consideração os significados atribuídos às esferas da vida. No caso, todos os seres humanos enfrentam altos e baixos. Porém, o que os diferencia é a maneira de lidar com os acontecimentos do passado.
Aqueles que alimentam a potência dos episódios negativos se limitam a uma performance mediana com resultados falhos. E, vice-versa. Portanto, no final das contas a equação é simples: as experiências passadas + o formato de contar a própria história + o olhar sobre o presente é o que gera poder (ou não). O futuro nada mais é do que uma projeção do tempo presente sendo que as pessoas extraordinárias são as com autoconhecimento, foco e paixão nas atividades realizadas.
Para assistir o workshop na íntegra, acesse: Harvard University.