28/03/2019 às 15h43min - Atualizada em 28/03/2019 às 15h43min

Ministra Damares Alves reafirma apoio do Governo Federal para PcDs no Amazonas durante visita à Seped

As autoridades nacionais, acompanhadas da titular da Seped, Viviane Lima, visitaram o Abrigo Moacyr Alves...

Secom
FOTOS: ZECA BARCELLOS/SEPED
Nesta quinta-feira (28/03), a ministra do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, cumpre agenda em Manaus acompanhada das secretárias nacionais da Mulher e da Pessoa com Deficiência, Tia Eron e Priscilla Gaspar, respectivamente, para conhecer projetos e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Amazonas que recebem o fomento da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).

No início da manhã, as autoridades nacionais, acompanhadas da titular da Seped, Viviane Lima, visitaram o Abrigo Moacyr Alves e puderam conhecer a estrutura de uma das OSCs que recebe o fomento da secretaria.

Em seguida, elas se deslocaram até a nova sede da Seped, onde receberam a imprensa. A secretária Viviane Lima afirmou que esse é o momento em que o Amazonas mostrará o seu potencial. "Nós somos uma secretaria que representa 1/4 da população amazonense. São um milhão e cinquenta e cinco mil pessoas que estavam desassistidas no estado. Então, com esse momento, com esta visita, nós damos o pontapé inicial para que a políticas públicas cheguem e para que os projetos voltados às pessoas com deficiência possam ser ampliados", disse.

 

Compromisso - A ministra do MMFDH afirmou que o Governo Federal quer entender e ajudar na criação de políticas públicas para as pessoas com deficiência no Amazonas. "É por isso que nós estamos aqui, para sentar com a secretária Viviane Lima e com o Governo do Estado, para entender como nós podemos ajudar. Queremos visitar comunidades indígenas, pois se lá tiver uma pessoa com deficiência ela vai ser alcançada pelo Governo Federal", explicou Damares, ressaltando o pioneirismo do Amazonas em, no Norte, ter implantado uma secretaria exclusiva às questões das PcDs.
 

Mulheres - O acolhimento às mulheres vítimas de violência também é uma das prioridades de Damares Alves. Aproveitando a visita da ministra à Seped, a titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Caroline Braz, apresentou à comitiva federal o terreno onde será construída uma casa de acolhimento à essas vítimas. O local foi doado pelo Tribunal de Justiçado Estado do Amazonas (TJ-AM).
 

FOTOS: ZECA BARCELLOS/SEPED

Agenda - Durante a tarde, as autoridades nacionais participam de reuniões com secretarias estaduais específicas que fazem parte da pasta do Ministério e com o governador do Amazonas em exercício, Carlos Almeida. Em seguida, a ministra e as secretárias nacionais participarão de uma exposição de produtos da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab) feitos por mulheres e indígenas em situação de vulnerabilidade social, além de um show musical com artistas locais.

Finalizando a extensa agenda na capital, as autoridades nacionais participam do espetáculo "Conectados", interpretado por atores autistas, no Teatro Amazonas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90