28/03/2019 às 13h33min - Atualizada em 28/03/2019 às 13h33min

​PC-AM prende quatro pessoas e apreende 300 kg de skunk durante ação em Amaturá

Secom
FOTO: Alailson Santos
A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado-geral da instituição, Lázaro Ramos, e pelos delegados Paulo Mavignier e Juan Valério, diretor e coordenador, respectivamente, do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), apresentou na manhã desta quinta-feira (28/03), o resultado da operação policial, deflagrada na madrugada de segunda-feira (25/03), por volta das 5h, no rio Solimões, nas proximidades de Amaturá, município distante 909 quilômetros em linha da capital, que resultou nas prisões de quatro indivíduo e na apreensão de 300 quilos de maconha do tipo skunk.

Durante a coletiva de imprensa, realizada às 9h30, no prédio da Delegacia Geral, foram apresentados o colombiano Exenhower Vergara Garay, 37; Rivelino Barbosa Gomes, 39; Willas Mangabera da Silva, 35, e Nilton Sales Oliveira, 26, presos durante a ação. Na ocasião, o delegado-geral falou dos trabalhos desenvolvidos em torno da operação.

“Essa é uma investigação que vem sendo realizada permanentemente pelo Denarc, DRCO, com apoio do Fera, por determinação da Secretaria de Segurança de Pública do Amazonas (SSP-AM). Esse é trabalho que estamos desenvolvendo há três meses e iremos continuar com as ações naquela região do Estado”, disse Lázaro Ramos.

Investigação - De acordo com o delegado Paulo Mavignier, diretor do Denarc, após três meses de investigação, os policiais civis lotados no departamento receberam a informação de um que carregamento de entorpecentes sairia por via fluvial do município de Tabatinga com destino a Tefé, na região do Alto Solimões.

 

Conforme a autoridade policial, a partir dessas informações os policiais civis do Denarc com apoio do Grupo Fera, deslocaram até o local e montaram campana esperando os infratores ao longo do fim de semana. Na madrugada de segunda-feira (25/03), as equipes avistaram uma embarcação suspeita, ao se aproximarem flagraram grandes sacos contendo os tabletes maconha do tipo skunk, totalizando 300 quilos do entorpecente.

“Quando recebemos as informações, conseguimos deslocar as equipes policiais para o município de Amaturá. No momento em que o grupo passou por aquele município, nossas equipes fizeram a abordagem. A droga estava sendo transportada em uma canoa grande. Os quatro infratores estavam fazendo o transporte dessa droga não apresentaram resistência à prisão”, informou Paulo Mavignier. 

Mavignier disse, ainda, o destino do material ilícito. “Essa droga seria mantida em uma espécie de base em Tefé, pra que facções negociasse o deslocamento dela para Manaus. Então foi uma atuação cirúrgica, no padrão que o Denarc vem desenvolvendo, de atuação de repressão na fonte, evitando que as drogas cheguem em Manaus e seja pulverizada”, explicou o diretor do Denarc.

 

Ação Tática – Durante a coletiva, o delegado Juan Valério destacou à atuação do Grupo Fera durante a ação em Amaturá. “O Grupo Fera é o time de elite da Polícia Civil que detém a expertise para atuar em operações de alto risco. Nessa ocorrência, seria necessário meios especiais, como o transporte aéreo, incursão em área de mata, transporte fluvial e, principalmente, resguardar a integridade física dos demais policiais que estavam na missão. Então o Fera trabalha em apoio nessas ações. Felizmente a abordagem fluvial foi feita e de maneira exitosa conseguimos prender os infratores e apreender o material ilícito”, pontuou Valério.
 

FOTOS: Alailson Santos 

Flagrante: Exenhower, Rivelino, Willas e Nilton foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ao término dos procedimentos cabíveis na base do Denarc, eles serão levados para o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irão ficar à disposição da Justiça.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90