Som automotivo é um assunto que atrai a atenção de muitas pessoas, seja daqueles que são apaixonados por sistemas sonoros para automóveis, seja para os amantes da música como um todo, que desejam ter a melhor experiência sonora possível.
No ano de 2019, uma das tendências que pode resultar no crescimento do setor é a exportação de equipamentos. Isso é o que pode alavancar o crescimento desse mercado, dada a participação massiva que o Brasil apresenta como fabricante de alto-falantes.
Entenda mais sobre o assunto e veja como as exportações se mostram como uma excelente alternativa que pode trazer resultados financeiros bem interessantes.
Por que as exportações podem ser interessantes para o mercado de som automotivo?
Porque o Brasil é o segundo maior produtor de alto-falantes do mundo, atrás apenas da China. Com isso, mediante uma boa organização, é possível obter resultados consideráveis para a economia nacional, de modo que esse mercado possa voltar a crescer e gerar novas vagas.
Há, aproximadamente, 237 indústrias que atuam no setor de som automotivo no Brasil, as quais são responsáveis pela fabricação de alto-falantes, carcaças, conectores, amplificadores e outros equipamentos e acessórios do setor.
A importância para a geração de empregos é muito grande, já que estima-se que aproximadamente 300.000 pessoas estejam empregadas na área, contabilizando ainda os mais de 35 mil postos de instalação dos equipamentos e sistemas.
Entre os nichos importantes para a área, destaca-se o de som para competição. O assunto foi destacado pelo presidente da Associação Nacional da Indústria da Música e Áudio Profissional (Anafima).
De acordo com ele, existem, em países desenvolvidos, regras bem específicas para a limitação do volume do som. As autoridades locais, portanto, entendem que essa é uma indústria e um setor de serviço que são essenciais para a economia.
As competições de som automotivo que existem em todo o mundo são importantes para a economia, tanto no setor industrial quanto no de serviços. Porém, no Brasil, a situação é diferente, já que não há tanta organização quanto em outros países, o que leva a proibições que prejudicam o mercado.
Devido ao uso inadequado do som automotivo no Brasil, o potencial de venda dos equipamentos e acessórios desenvolvidos para sons potentes no exterior do imóvel, que são chamados de PA (ou simplesmente profissionais), é bastante reduzido.
Estima-se que a especialidade seja responsável por 50% do mercado profissional de som automotivo. Assim, torna-se um atrativo para consumidores que se interessam por torneios e competições onde se pode verificar a presença de carros com potência sonora elevada.
Exportação pode ajudar nos resultados de vendas de som automotivo
A queda nas vendas que pôde ser verificada no mercado interno de som automotivo fez com que a indústria brasileira tenha sido procurada como fonte de produtos de média e alta qualidade por outros países, principalmente da América Latina, América do Norte e Europa.
O presidente da Anafima diz que, na compreensão da associação, indústrias de menor porte podem iniciar os processos de capacitação para que consigam exportar seus produtos, já que ter essa mentalidade é essencial.
Porém, ainda no mercado nacional, mesmo que as vendas tenham passado por uma queda, é possível encontrar várias pessoas que ainda se interessam pela área e gostariam de contar com o que há de melhor nela.
Para isso, a opção ideal é contar com a ViniSound, que é uma empresa especializada em equipamentos de som automotivo, como a caixa trio Tornado , players, amplificadores, alto-falantes, conectores e afins. São equipamentos fabricados pelas melhores empresas do mercado, de modo que cada cliente encontre o que precisa para o seu projeto.