20/03/2019 às 18h44min - Atualizada em 20/03/2019 às 18h44min

Campanha de vacinação contra o H1N1 começa em Manaus e mais 33 municípios

A abertura oficial da campanha aconteceu na manhã desta quarta-feira, no Parque do Idoso

Secom
FOTO: CLAUDIO HEITOR
A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) começou nesta quarta-feira (20/03) em Manaus e mais 33 municípios do interior do Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), as vacinas, enviadas pelo Ministério da Saúde no último fim de semana, já foram entregues pela Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI/AM) a 59 municípios. Tonantins e Benjamin Constant recebem nesta quinta-feira (21), completando a entrega.

Ao participar da abertura oficial da campanha, que foi antecipada para interromper o avanço da gripe H1N1 no estado, o vice-governador e secretário estadual de Saúde, Carlos Almeida, ressaltou o esforço de logística realizado entre o Governo do Estado e os municípios para que todos possam iniciar o quanto antes a vacinação. O interior está recebendo 654.790 doses de vacina para imunizar seu púbico-alvo. Já foram entregues 620.230 doses.

“O problema tem sido justamente a cheia atípica e as longas distâncias, estamos com muitas localidades isoladas. A Defesa Civil está atuando nessa situação e nós estamos num esforço, com a Casa Militar e com os municípios, para que até o dia 21 (quinta-feira) esses municípios já estejam recebendo suas vacinas”, disse o secretário, que ainda ressaltou o esforço que as prefeituras terão que fazer para abastecer todas as salas de vacinação nas sedes e nas áreas rurais.

A abertura oficial da campanha aconteceu na manhã desta quarta-feira, no Parque do Idoso, com a participação do Prefeito de Manaus Arthur Neto, do secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, do secretário municipal de Saúde de Manaus, Marcelo Magaldi, entre outras autoridades. Carlos Almeida, que levou o filho Carlos Neto para vacinar, fez um apelo para a necessidade de imunização de crianças, idosos e demais pessoas que estão no grupo prioritário da campanha.

“A vacina contra H1N1 é um dos meios de proteção e ela se destina aos grupos prioritários. E o motivo é porque as nossas características de vigilância, tanto nacional quanto estadual, têm mostrado a necessidade de imunização desses grupos. Todo esse movimento nacional é para evitar a expansão de algo que pode ser contido nesse momento e o apoio incondicional do Governo Federal tem sido essencial para esse trabalho, assim como a participação do município de Manaus”.

 

Grupos prioritários - O público-alvo é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, profissionais de saúde e educação da rede pública e privada, indígenas, idosos com mais de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; as portadoras de outras condições clínicas especiais como doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Edward, Síndrome de Patau, Síndrome de Warkany).

Segundo o secretário nacional da SVS, Wanderson, os grupos foram estabelecidos com base em estudos. Também é analisada a capacidade de produção, logística e distribuição. “Obviamente que, tendo possibilidades, nós faremos a revisão. Temos um grupo técnico que estabelece esses critérios, que são discutidos com a Organização Mundial da Saúde. Temos que reiterar que a vacina não é o único instrumento, nós temos as medidas não farmacológicas que são tão importantes quanto a vacinação”, alertou.

 

Salas de imunização - Em todo o Estado,  1.535 salas de imunização devem estar abertas nos 62 municípios, das quais 153 em Manaus. Na capital, a vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da prefeitura, no Parque do Idoso, na sede da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) e nas Centrais de Distribuição do Leite do Meu Filho. Vale destacar que, 30 UBSs funcionarão com horário diferenciado em todas as zonas da cidade – além das dez que já funcionam em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h, mais 20 serão abertas das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, no sábado.

A Susam também abriu salas de vacina nos 12 Centros de Atenção Integral à Criança (Caic) e três Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi), de 8 às 17h, para seus públicos específicos. No interior, além das UBSs, cada uma das 61 prefeituras definem suas salas de imunização.

 

FOTOS: CLAUDIO HEITOR

O “Dia D” de vacinação contra a Influenza será 30 de março, quando acontece uma grande mobilização para a intensificação da campanha. O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus também irão aproveitar a Campanha de Vacinação contra a Influenza para a atualização das outras vacinas.

Documentação – Para receber a dose da vacina, é importante levar o Cartão de Vacinação e um documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais deverão apresentar, também, prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica. Para os profissionais do público prioritário, basta apresentar o contracheque ou crachá.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90