12/03/2019 às 09h49min - Atualizada em 12/03/2019 às 09h49min
Câmara Federal realiza sessão em homenagem a Suframa nesta sexta-feira (15)
O Deputado Federal Capitão Alberto Neto (PRB-AM) solicitou à presidência da Câmara uma sessão em homenagem por reconhecer a importância da autarquia para a Amazônia Ocidental
Divulgação Em comemoração aos 52 anos de existência da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Câmara Federal, em Brasília, realizará Sessão Solene em Homenagem ao órgão nesta sexta-feira (15).
O Deputado Federal Capitão Alberto Neto (PRB-AM) solicitou à presidência da Câmara uma sessão em homenagem por reconhecer a importância da autarquia para a Amazônia Ocidental. Para o parlamentar, a Suframa precisa ter reconhecimento nacional por sua grande colaboração para economia brasileira, sobretudo, do Amazonas.
Hoje, a Suframa é o coração pulsante da economia do Estado, o modelo econômico localizado nas capitais dos Estados da Amazônia Ocidental e nas Áreas de Livre Comércio criadas.
Indústria no Pulmão do Mundo
O Amazonas abriga o primeiro e único Pólo Industrial construído na Floresta Amazônica, com quase 500 fábricas de alta tecnologia em operação, que geram cerca de 2 milhões de empregos diretos e indiretos. Por tudo isso, a Suframa merece não só homenagem, mas também precisa receber mais atenção do governo para que possa continuar a se desenvolver.
“Diante de tamanha importância e responsabilidade que esta Autarquia representa para o nosso Amazonas e o nosso Brasil, eu como cidadão, não poderia deixar de prestar minhas homenagens aos 52 anos de contribuição para o desenvolvimento do nosso país e como Deputado Federal além de homenagear me coloco a disposição para ajudar a desenvolver ainda mais nossa ZFM", disse Alberto Neto.
Suframa
A Zona Franca de Manaus (ZFM) - compreende três polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário.
O primeiro teve maior ascensão até o final da década de 80, quando o Brasil adotava o regime de economia fechada.
O industrial é considerado a base de sustentação da ZFM. O Polo Industrial de Manaus possui aproximadamente 500 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente, nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico.
Entre os produtos fabricados destacam-se: aparelhos celulares e de áudio e vídeo, televisores, motocicletas, concentrados para refrigerantes, entre outros.
O polo Agropecuário abriga projetos voltados à atividades de produção de alimentos, agroindústria, piscicultura, turismo, beneficiamento de madeira, entre outras.