07/03/2019 às 10h53min - Atualizada em 07/03/2019 às 10h53min

'Carnaval das Mulheres' marca Dia Internacional da Mulher com festa e atividades educativas

Evento é promovido pelo Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública em parceria com o Centro Estadual de Referência e Apoio a Mulher (Cream), nesta sexta-feira, dia 8

Reprodução
O Dia Internacional da Mulher será comemorado nesta sexta-feira (8/3) com o “Carnaval das Mulheres”, no Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). Realizado em parceria com o Centro Estadual de Referência e Apoio a Mulher (Cream) da Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o evento oferecerá oficinas, atividades educativas sobre temas como nutrição, palestras e lanche, além de proporcionar um momento de integração e descontração.

O “Carnaval das Mulheres” será realizado na sede do Nudem, na rua Presidente Kennedy, nº 399, Colônia Oliveira Machado, zona sul, das 8h às 14h.

“Vamos promover palestras sobre nutrição, abordando o aproveitamento de alimentos e sobre educação em direitos, além de oficinas de interação com psicólogos e assistentes. Também vamos explicar o porquê de se comemorar o Dia Internacional da Mulher. O objetivo é reunir e comemorar. Vai todo mundo fantasiado e haverá também brinquedos para as crianças, pipoca e lanche”, explica a defensora Pollyana Vieira, coordenadora do Nudem.

Ainda durante o “Carnaval das Mulheres”, será lançado o Projeto Maria Bonita, em parceria com o Cream, que prevê a realização de reuniões quinzenais com vários módulos, para um grupo de acompanhamento e de acolhimento de mulheres vítimas de violência. Cada módulo será de um mês, com temas como saúde, nutrição e educação em direitos, entre outros. “Elas poderão trocar experiências, se sentir acolhidas e ainda aprender coisas novas”, explica a defensora Pollyana.

 

Foto: Reprodução
 
Mês da Mulher - O “Carnaval das Mulheres” faz parte de uma programação especial em alusão do Dia Internacional da Mulher, que começou no último dia 21, com o seminário “Debates sobre Violência contra a Mulher” e segue com uma série de eventos.

Nos dias 12 e 13 de março, a Defensoria realizará uma ação itinerante especial em alusão ao Mês da Mulher, em parceria com a Sejusc e Delegacia da Mulher. O atendimento será aberto a todas as mulheres, incluindo vítimas de violência doméstica.

A ação itinerante ocorrerá no dia 12, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, 5001, Flores, zona centro-oeste de Manaus, e no dia 13 na Delegacia da Mulher do Parque Dez, que fica na rua Recife, próximo à bola do Conjunto Eldorado, das 8h às 14h.

“A importância dessa itinerante é o atendimento jurídico a essas mulheres. Na área de família, por exemplo, elas deverão levar os documentos pertinentes a ação, como identidade, certidão de nascimento ou de casamento, se tiver, mas o diferencial é que será levada uma equipe do Nudem, para onde serão encaminhados os casos de violência doméstica. O atendimento será aberto a todas as mulheres, mas haverá esse grupo específico para atender as mulheres vítimas de violência”, explica a defensora Pollyana.

No dia 16, também em parceria com a Sejusc, será realizada outra ação itinerante, nos mesmos moldes da anterior. O local ainda será definido.

A programação do Mês da Mulher será encerrada no dia 29 de março, com uma aula especial para os residentes em Direito da Defensoria, no auditório da sede da DPE-AM, ministrada pela defensora Pollyana, das 9h às 12h. O tema da aula será violência doméstica e familiar contra a mulher.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90