01/03/2019 às 17h06min - Atualizada em 01/03/2019 às 17h06min

Veja os serviços que estarão disponíveis para a população durante o Carnaval

O Governo do Amazonas, por meio dos órgãos estaduais das áreas de Segurança Pública, Saúde, Cultura e Cidadania, disponibiliza diversos serviços

Secom
FOTO: SECOM
Para assegurar que o período do Carnaval transcorra com tranquilidade e segurança para a população, o Governo do Amazonas, por meio dos órgãos estaduais das áreas de Segurança Pública, Saúde, Cultura e Cidadania, disponibiliza diversos serviços para atender o público que comparecer aos desfiles das escolas de samba, no Sambódromo, e que participar de bandas e festas realizadas nos bairros de Manaus.
 
SEGURANÇA
 
SSP-AM – No Amazonas, as festividades de Carnaval contarão com um efetivo da Segurança Pública composto por mais de 8,2 mil servidores, entre policiais civis, militares e bombeiros militares e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que atuarão para garantir a segurança em bandas e blocos de rua, além do desfile das Escolas de Samba de Manaus, no Sambódromo.
 
O reforço no efetivo faz parte da nova política de Segurança Pública estabelecida pelo Governador do Estado, Wilson Lima, e pelas diretrizes elencadas pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Louismar Bonates. O efetivo será composto por 7.560 policiais militares, 417 bombeiros militares e 300 policiais civis entre delegados, investigadores e escrivães.
 
Durante o desfile das Escolas de Samba, a infraestrutura de fiscalização e acompanhamento das ações será reforçada no Sambódromo com a instalação de uma base do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) no local. A base será responsável por monitorar e dar o suporte para todas as ações do sistema de Segurança Pública. Além disto, a Delegacia Móvel da Polícia Civil do Amazonas (PCAM) ficará posicionada em frente à Delegacia Geral (DG) para atendimento de ocorrências.

 
 
Bombeiros – Para prevenção e combate a incêndios, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) contará com 417 bombeiros - 287 na capital e 130 nos municípios do interior. Destes, 53 bombeiros militares atuarão no Sambódromo, no sábado, durante o desfile das Escolas de Samba. O efetivo será composto, ainda, por equipes do Grupo de Resgate em Altura e da Diretoria de Atividades Técnicas para fiscalização e orientação quanto aos fogos de artifício utilizados em shows pirotécnicos. Ao todo, seis viaturas dos Bombeiros, sendo três de combate a incêndio, uma de resgate e uma de apoio administrativo, estarão a postos para pronta-resposta em caso de incidentes.
 
Ouvidoria – A Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança vai trabalhar em esquema especial de plantão durante os três dias do Desfile Oficial das Escolas de Samba de Manaus 2019, no Centro de Convenções. O atendimento funcionará a partir das 19h de quinta-feira (28/02) e seguirá até o sábado (02/03).
 
Foliões receberão, presencialmente, formulários para manifestações, incluindo reclamações, sugestões, elogios, solicitações e denúncias sobre a atuação da segurança pública e seus serviços nos âmbitos estadual e municipal. Na ocasião, os servidores estarão identificados com a camisa do órgão, banner e folhetos informativos, no Bloco G do Centro de Convenções, sala 20.
 
Depca – A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) contará com um reforço no efetivo durante as festividades de Carnaval, neste final de semana, para atender as ocorrências de crimes contra crianças e adolescentes. No sábado (02/03), durante o desfile das escolas de samba do grupo especial, no Centro de Convenções - Sambódromo, zona Centro-Oeste, a Especializada também atuará fiscalizando, in loco, a participação de crianças e adolescentes nas agremiações para coibir possíveis crimes.
 
Detran-AM

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) atuará em três frentes durante o Carnaval 2019: Disk-Pileque, operações da Lei Seca e abordagens educativas em eventos com maior número de concentração de pessoas. O objetivo é conscientizar condutores, garantindo um carnaval seguro para a população durante todo o período. A programação iniciou na última quinta-feira (28/2) e segue até meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas (6/3).
 
A partir das 17h desta sexta-feira (1º/03), o “Disk-Pileque – 99438-6107”, serviço que resgata o folião condutor impossibilitado de dirigir, já estará disponível. O serviço segue até às 12h da quarta-feira (6/3) e poderá ser acionado por amigos e proprietários de bares. A Gerência de Educação para o Trânsito do Detran-AM atuará no Sambódromo durante o desfile das escolas de samba, além de bandas como o Bloco das Piranhas, Bloco do Caldeira e Galo de Manaus. O objetivo é orientar foliões para as consequências de dirigir sob o efeito de álcool, além de outras infrações que podem custar a vida dos brincantes do carnaval. Mais de 70 agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) realizarão operações da Lei Seca em todas as zonas da capital.
 
Arsam – A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam) realizará, de 1º (sexta-feira) a 6 (quarta-feira) de março, a operação "Siga Seguro”. O objetivo é intensificar a fiscalização dos transportes rodoviários intermunicipais nos principais pontos de entrada e saída da capital durante o período carnavalesco para coibir o fluxo de veículos clandestinos.
 
Os fiscais da Arsam estão trabalhando em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) em pontos estratégicos da BR-174 e AM-010, rodoviária Huascar Angelim e ponte Jornalista Phelippe Daou. Além da capital, os fiscais estarão presentes nos municípios de Manacapuru, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Presidente Figueiredo, considerados os de maior fluxo de passageiros.
 
SAÚDE
 
Susam – A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) montou, no Bloco A do Sambódromo, o posto médico para atender as ocorrências do Carnaval durante os desfiles das escolas de samba. O posto contará, a cada noite, com uma equipe de plantão composta por médico, enfermeiro, quadro técnico de enfermagem e uma ambulância. Caso seja necessária a remoção de urgência e emergência de média complexidade, os pacientes serão destinados para os Serviços de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo ou Joventina Dias. A estrutura do posto médico possui quatro macas, quatro balas de oxigênio, desfibrilador, medicamentos e demais Produtos para a Saúde (PPS).
 
O SPA do Alvorada fica reservado às demandas espontâneas, por estar próximo do Centro de Convenções. A maternidade do Alvorada será referência para casos de remoção de mulheres grávidas. Os casos de alta complexidade relacionados a quedas com ferimento de cabeça e pescoço serão transferidos para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio. Os casos de queimaduras e demais acidentes serão levados para o HPS 28 de Agosto. Para o atendimento infantil, a referência será o HPS da Criança da Zona Oeste.
 
No dia 03 de março, uma equipe multidisciplinar composta por um médico, enfermeiro e uma ambulância será disponibilizada para atuar no Desfile de Fantasia Infantil e Adulto no Salão Solimões do Palácio Rio Negro. No dia 04, dará suporte para o Carnaval Popular realizado na zona oeste de Manaus.
 
A Susam também montou um plano de ação especial para os atendimentos nas unidades da rede estadual durante o feriado de Carnaval. Segundo a secretaria, as unidades de urgência e emergência estão preparadas, tanto para a demanda espontânea do período – o feriado prolongado começa no sábado (02/03) e vai até a Quarta-feira de Cinzas (06/03) –, quanto para os atendimentos de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
 
Hemoam

 

FOTOS: SECOM

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) lançou, nesta sexta-feira (1º/03), a campanha “Hemoam na Folia”. A ação consiste em chamar a atenção da população para comparecer ao hemocentro durante e após o feriadão. O objetivo é assegurar o número de mil bolsas na semana do Carnaval.
 
O funcionamento da coleta de sangue no sábado (02/03) será das 7h às 16h. Na segunda-feira (04/03), as doações funcionarão das 7h às 12h. Na terça-feira (05/03), o Hemoam estará fechado. E por fim, na Quarta-feira (6) de Cinzas, o hemocentro funcionará meio período, das 13h às 18h. Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos podem doar com autorização dos pais ou responsável legal), estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e apresentar documento oficial e original com foto.
 
Coordenação IST/Aids e Hepatites Virais – A Susam, por meio da Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, está desde o início de fevereiro nos blocos e bandas com a campanha “Carnaval da Prevenção: Combinando Diversão e Proteção”, para alertar a população em relação às infecções sexualmente transmissíveis (IST). Durante o período carnavalesco, estão sendo distribuídos nos eventos carnavalescos 1,2 milhão de preservativos e 112 mil géis lubrificantes, além de material informativo. As ações da campanha acontecem na capital e no interior do Estado do Amazonas para incentivar a adoção de práticas sexuais mais seguras, assim como o uso do preservativo.
 
Bloco da Saúde – No sábado de Carnaval (02/03), o Bloco da Saúde vai reunir os blocos Xô Mosquito (idealizado pela FVS) e Vampirão (idealizado pelo Hemoam). O Xô Mosquito deve levar 1.500 foliões para o Sambódromo. O bloco tem como tema o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya, além de divulgação sobre uso de preservativo no carnaval, a doação de sangue e medidas protetivas para prevenção de tuberculose. O Bloco do Vampirão foi criado com o objetivo de sensibilizar para a importância da doação de sangue. O tema do bloco neste ano é “Para brincar com segurança, doe sangue e esperança”.
 
CIDADANIA
 
Sejusc – Durante o desfile das escolas de samba, no Sambódromo, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) terá postos de coleta de documentos perdidos. Quem achar um documento perdido poderá entrega-lo no Bloco G, sala 17, a partir das 19h.
 
Haverá também abordagens sociais sobre temas como violência contra mulher, idosos e combate ao trabalho e exploração sexual infantil, com as equipes da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) e Departamento de Promoção e Defesa de Direitos (DPDD), que fazem parte da Sejusc. As abordagens sociais acontecerão nesta sexta-feira (1º/03) e no sábado (02/03), no Sambódromo. No domingo (03/03), será na Cidade da Criança e no Bloco das Piranhas. Na segunda-feira (04/03), acontecerá no Bar Caldeira e no Carnaval Zona Oeste Glória. Na terça-feira (05/03), será no Galo de Manaus.
 
DPE-AM – A partir deste sábado (02/03), até a próxima quarta-feira (06/03), o atendimento nas unidades da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) estará suspenso por conta do feriado de Carnaval e de pontos facultativos decretados no dia 4 (segunda-feira), data que antecede ao feriado de Carnaval, e 6 (Quarta-feira de Cinzas). Será mantido o atendimento em sistema de plantão para as áreas de família, cível, criminal, idoso, infância e juventude, das 8h às 17h, na unidade localizada na rua Francisco José Furtado, 210, bairro São Francisco. O telefone para informações é (92) 3663-8095.
 
Seped – Nos três dias de desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso e do Grupo Especial, no Sambódromo, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) disponibiliza o camarote acessível às pessoas com deficiência que queiram assistir às apresentações. O local conta com dois intérpretes de libras por noite. O espaço tem 8 metros de largura por 6 metros de comprimento e capacidade para 30 pessoas. Nos três dias do evento, o camarote acessível estará localizado do lado esquerdo do Sambódromo, em frente à arquibancada e camarotes ‘G’.
 
No do dia 2 de março, dia em que acontecem os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, o entorno do Sambódromo estará interditado. Por isso, as pessoas poderão estacionar na Vila Olímpica de Manaus, onde será disponibilizado um micro-ônibus do Transporta, fornecido pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), que fará o translado das pessoas com deficiência até o Sambódromo. A Seped também fará abordagens sociais para orientar a população sobre os direitos das pessoas com deficiência e a aplicabilidade da lei.
 
Seas – A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) está apoiando a Campanha de Combate ao Abuso, à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Trabalho Infantil no Carnaval 2019. São 70 colaboradores percorrendo bandas e blocos carnavalescos e que estarão também durante os dias de desfile das escolas de samba, no Sambódromo.
 
O trabalho de abordagem consiste em orientar pais e responsáveis quanto à presença de crianças e adolescentes em eventos carnavalescos e atividades de comércio. Durante a abordagem, as equipes fazem orientações e distribuem o material de apoio: ventarolas, adesivos e folhetos sobre a necessidade de proteger, respeitar e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.
 
CULTURA
 
Carnaval nos bairros – A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) preparou uma programação especial de Carnaval para todas as zonas da capital, nos dias 3 (domingo) e 4 (segunda-feira), sempre a partir das 18h, com atrações para todos os gostos: boi-bumbá, samba, sertanejo, forró, brega e arrocha. Os levantadores de toadas David Assayag e Sebastião Júnior estão entre as mais de 30 atrações que vão subir ao palco em quatro bairros de Manaus: Viver Melhor, na zona norte, Santa Luzia, na zona sul, orla da Glória, na zona oeste, e no shopping Phelippe Daou, na zona leste.
 
Espaços culturais com horários diferenciados – Durante o Carnaval, a partir deste sábado (02/03) até a Quarta-feira de Cinzas (06/03), os espaços culturais administrados pela SEC terão horários diferenciados para visitação.
 
Confira os horários dos espaços:

Teatro Amazonas

Dia 02/03 (sábado) – 9h às 14h
Dia 03/03 (domingo) – 9h às 14h
Dia 05/03 (terça-feira) – 9h às 14h
Dia 06/03 (quarta-feira) – 13h às 17h
Centros Culturais 

(Palácio da Justiça, Palácio Rio Negro, Povos da Amazônia e Usina Chaminé)
Dia 02/03 (sábado) – 9h às 17h
Dia 03/03 (domingo) – 9h às 14h
Museus 

(Museus da Numismática, Imagem e Som do Amazonas, Tiradentes, Arqueologia e Pinacoteca do Estado do Amazonas, Museu Casa Eduardo Ribeiro, Museu do Homem do Norte)
Dia 02/03 (sábado) – 9h às 14h
Dia 03/03 (domingo) – 9h às 14h

Galerias 

Galeria do Largo e Casa das Artes
Dia 02/3 (sábado) - 15h às 20h
Dia 03/3 (domingo) - 15h às 20h
Dia 04/3 (segunda-feira) - 15h às 20h
Dia 05/3 (terça-feira) - 15h às 19h
Dia 06/3 (quarta-feira) - 15h às 21h

Centros de Convivência Padre Pedro Vignola

Dia 02/03 (sábado) – 8h às 19h
Dia 03/03 (domingo) – Fechado
Dia 04/3 (segunda-feira) – 8h às 17h
Dia 05/03 (terça-feira) – 8h às 17h
Dia 06/03 (quarta-feira) – 8h às 17h

Magdalena Arce Daou

Aberto todos os dias

Centro do Idoso

Fechado

Bibliotecas 

Voltam a funcionar na quinta-feira (7/3)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90