26/02/2019 às 17h53min - Atualizada em 26/02/2019 às 17h53min

Internos da UPI prestam serviços de manutenção e reforma para remição de pena por trabalho

Os internos realizaram serviços de pedreiro, limpeza, corte de grama, solda e lavagem de fardamento.

Secom
FOTO: DIVULGAÇÃO/SEAP
Cerca de dez internos realizaram serviços de manutenção na infraestrutura da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), a 269 quilômetros de Manaus, nesta segunda-feira (25/02). A atividade foi promovida e supervisionada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em conjunto com a Umanizzare Gestão Prisional, por meio do projeto de remição de pena pelo trabalho.

Entre as atividades exercidas, os internos realizaram serviços de pedreiro, limpeza, corte de grama, solda e lavagem de fardamento.

Segundo o diretor da UPI, Antônio Cordeiro, foi verificada a formação dos internos e distribuídos os serviços de acordo com a especialização de trabalho. "Primeiramente, vimos a ficha dos internos, avaliando a formação de trabalho de cada um. Assim, quem já trabalhou como pedreiro pode exercer a função aqui dentro, com o benefício de remir a pena", explicou.

 

Para participar do projeto, profissionais das áreas de Serviço Social e Psicologia fazem uma análise do perfil psicológico, comportamental e social dos detentos para avaliar se estão aptos para o exercício do serviço.
 

De acordo com o diretor, somente dez internos foram destacados para trabalhar na manutenção da unidade, porém há mais seis na lista de espera, caso haja um novo serviço a ser cumprido. "É uma oportunidade que os internos têm de mostrar que estão aptos à ressocialização e capacitados para o mercado de trabalho lá fora. Este trabalho ajuda tanto a eles, com a remição, quanto o coletivo da unidade", concluiu Cordeiro.
 

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEAP
 
Remição por trabalho – A remição por meio do trabalho está prevista na Lei de Execução Penal (LEP), de nº 7.210, garantindo um dia de pena a menos a cada três dias de trabalho. A remição pelo trabalho é um direito de quem cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90