Um homem foi baleado na manhã desta terça-feira (15), dentro do próprio carro, um modelo Land Rover Discovery, na rua Nova Olinda, bairro Japiim, zona sul de Manaus.
Segundo informações, trata-se de Alexandre Araújo Brandão, conhecido como ‘Xuruca do Japiim’. O carro em que a vítima estava, avaliado em cerca de R$ 500 mil, foi atingido com vários disparos.
Segundo populares, um grupo armado abordou ‘Xuruca’ que estava dentro do veículo e abriu fogo contra o carro da vítima. Ainda de acordo com informações, mesmo ferido, o homem saiu do carro e revidou os tiros.
"Xuruxa" foi socorrido e encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.
‘Xuruca do Japiim’
O homem é apontado como líder do tráfico de drogas e envolvido com a facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Xuruca seria foragido da polícia e no ano passado foi preso em um condomínio de alto padrão em Florianópolis (SC). Ele foi capturado com armas e drogas durante a operação, sendo alvo tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Federal.
A PC/AM buscava o faccionado por um mandado de prisão relacionado a um homicídio ocorrido em 2008. Já a PF investigava Xuruca por tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Com histórico de violência, o homem já foi considerado “xerife de cadeia” quando esteve preso anteriormente. Em 2021, ele havia sido detido na Zona Norte de Manaus com um arsenal de 14 armas de fogo.