'Sabadão do Homem': unidades da prefeitura reforçam atenção à saúde da população masculina

A agenda do “Sabadão do Homem” continua nos próximos dois sábados de maio.

Jony Clay Borges/Semsa
16/05/2025 18h39 - Atualizado há 5 dias
Sabadão do Homem: unidades da prefeitura reforçam atenção à saúde da população masculina
Fotos - Divulgação/Semsa

Os homens são conhecidos por terem maior resistência ao procurar os serviços de saúde, sendo mais propensos ao risco de doenças crônicas, pior qualidade de vida e menor longevidade. Buscando mudar esse cenário, a Prefeitura de Manaus promove, neste sábado, 17/5, das 8h às 12h, o “Sabadão do Homem”, com o reforço de ações de educação e serviços de saúde voltados ao público masculino em quatro unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 

Voltada aos homens na faixa etária de 20 a 59 anos, a programação acontece na Unidade de Saúde da Família (USF) Balbina Mestrinho, na rua Major Silvério Nery, nº 170, no bairro Cidade Nova, vinculada ao Distrito de Saúde (Disa) Norte; USF Leonor Brilhante, na avenida Autaz Mirim, s/nº, bairro Tancredo Neves, do Disa Leste; USF Deodato de Miranda Leão, na avenida Presidente Dutra, s/nº, bairro Glória, do Disa Oeste; e USF Rosa Pereira de Almeida, na rua Dona Mimi, nº 145 , bairro Morro da Liberdade, do Disa Sul.

 

Conforme a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem da Semsa, Déborah Ary Barbosa, a agenda do “Sabadão do Homem” vai incluir atendimentos médicos e de enfermagem, consultas odontológicas, aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, vacinação e testes rápidos para detecção de sífilis e HIV, entre outras atividades, com programas variados em cada unidade.

 

“Também serão realizadas palestras para reforço do autocuidado entre o público masculino, destacando temas como hipertensão, obesidade, diabetes, entre outras doenças, que estão entre as que mais afetam a saúde do homem”, aponta o gestor.

 

Déborah assinalou que o “Sabadão do Homem” da Semsa seguirá com atividades até o final de maio, em outros três estabelecimentos da rede municipal, sempre aos sábados, das 8h às 12h. A gestora reforça que a Semsa tem mais de 30 unidades que operam além do horário comercial, de segunda a sexta-feira, em todas as zonas distritais da área urbana, para atender usuários que trabalham ou estudam.

 

"Com essa campanha, queremos mobilizar e trazer os homens para as unidades, reforçando a importância de eles terem um olhar para si e um cuidado com a própria saúde. A saúde do homem, afinal, é a saúde da família como um todo", observa.

 

Atividades

 

Durante o “Sabadão do Homem”, na USF Balbina Mestrinho, as equipes de saúde vão oferecer serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicemia, testes rápidos, vacinação e atendimentos do programa HiperDia, voltado ao controle e monitoramento de usuários com hipertensão e diabetes. Palestras educativas e atividades de prevenção e combate ao tabagismo complementam a agenda na unidade.

 

Na USF Leonor Brilhante, a programação vai incluir também consultas médicas e de enfermagem, prática de atividade corporal e orientações sobre saúde bucal, nutrição e alimentação saudável, com a distribuição de impressos sobre prevenção de agravos e promoção da saúde.

 

Os usuários em atendimento ou espera na USF Rosa Almeida poderão participar de ações de educação em saúde, incluindo palestra com foco na prevenção e combate da hipertensão arterial e orientações sobre nutrição e alimentação saudável, além da oferta de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

 

Na USF Deodato de Miranda Leão, o público masculino terá acesso a consultas médicas e de enfermagem, consultas odontológicas, testes rápidos para ISTs, palestras, vacinação e distribuição de preservativos. As equipes de saúde aproveitarão para divulgar também o Ambulatório de Tratamento para Fumantes que funciona na unidade.

 

Programação

 

A agenda do “Sabadão do Homem” continua nos próximos dois sábados de maio. No dia 24/5, a mobilização acontece na USF Amazonas Palhano, no Distrito de Saúde Leste, e na USF José Rayol dos Santos, no Sul.

 

Já no dia 31/5, a programação volta ao Distrito Oeste com atividades na USF Leonor de Freitas. Nas duas datas, as atividades serão realizadas no horário das 8h às 12h.


FONTE: Semcom
Notícias Relacionadas »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90