05/07/2018 às 19h58min - Atualizada em 05/07/2018 às 19h58min

Tite admite não gostar de pênaltis e banca seleção preparada contra a Bélgica

'Batida de pênalti é o cão, cara. Pra mim, técnico de futebol, um jogo não poderia terminar em penalidades máximas'.

JOHN SIBLEY / REUTERS
Tite não sabe dizer o que seria melhor, mas tem convicção do que não gosta no futebol: a disputa de pênaltis para decidir um vencedor quando a partida de mata-mata termina empatada. Sem ter como brigar contra os fatos e a possibilidade de o duelo com a Bélgica, sexta-feira, em Kazan, pelas quartas-de-final da Copa do Mundo, ir para as penalidades, o treinador garante ter preparado seus jogadores para tal.

- Batida de pênalti é o cão, cara. Pra mim, técnico de futebol, um jogo não poderia terminar em penalidades máximas. Não vejo ali um atributo que te credencie. Outra forma, não sei. Mas treina-se, sim, porque batida de pênalti é uma técnica desenvolvida e associada ao controle emocional - explicou.

A questão é séria e Tite, como tem feito em todas suas coletivas na Copa do Mundo, gosta de dosar o rumo das conversas, intercalar assuntos mais tensos com anedotas que fazem descontrair o ambiente e mantê-lo sob seu controle. Foi isso que fez em Kazan nesta quinta-feira.

- Teve uma vez, no Corinthians, que enfrentamos o Palmeiras nos pênaltis (o jogo foi válido pela semifinal do Campeonato Paulista de 2011). Coloquei Morais pra bater um dos pênaltis. Nós ganhamos. Ele chegou na segunda e falou para mim: "Professor, na hora em que você falou comigo, pensei 'não é possível'. Lembrei de um Vasco x Flamengo e eu atravessando o Maracanã para cobrar o pênalti". Falei com ele, "por que não me disse? Se soubesse, nem tinha te colocado para bater".

Na seleção brasileira, os treinos de cobrança de pênalti acontecem quando a imprensa já não tem mais acesso aos trabalhos comandados por Tite. Neymar é o primeiro cobrador da equipe e certamente participará de uma disputa por pênaltis, caso seja necessário. Philippe Coutinho também é um nome forte - foi dele a cobrança de pênalti na ausência de Neymar, no amistoso contra a Rússia.

Marcelo também deverá cobrar. Na última disputa por pênaltis do Brasil numa Copa do Mundo - nas oitavas-de-final de 2014, contra o Chile, o lateral-esquerdo do Real Madrid foi um dos que converteram suas cobranças. Willian também participou das disputas de pênalti naquela ocasião e errou sua finalização.

Extra

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90