Nas últimas semanas, viralizou no TikTok o vídeo de uma brasileira que fez queratopigmentação, uma cirurgia que muda a cor dos olhos. A intervenção foi feita na Suíça e levantou questionamentos sobre a segurança da cirurgia.
Para a revista Boa Forma, o oftalmologista Germano Dalfito, explicou que a técnica pode ser feita a laser, de forma que o pigmento mude a cor do local. O profissional disse também que o procedimento é irreversível.
O procedimento não é autorizado no Brasil para fins estéticos pela pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, a técnica ainda está sendo testada.
– A indicação é cosmética, mas apenas para melhorar a aparência do olho quando há problemas de desfiguração em olhos sem acuidade visual. Nesses casos, a queratopigmentação pode ajudar a elevar a autoestima, contribuindo para evitar outras questões de saúde que poderiam ser facilitadas pelo quadro, como a depressão – disse o médico oftalmologista Tiago César Pereira Ferreira ao veículo.
De acordo com especialistas, a cirurgia é contraindicada por apresentar altos riscos de infecção, perda de campo de visão e até cegueira. O procedimento também pode dificultar a vida de quem tiver que fazer cirurgia de catarata futuramente, assim como outros tratamentos.
A brasileira que fez a cirurgia, chamada Layyons, publicou um vídeo na plataforma falando sobre a repercussão do procedimento e disse que está recebendo muitos ataques de ódio por causa de sua decisão.
Ela também justificou sua decisão dizendo que a cirurgia não foi só por estética, mas serviu para deixar seu passado para trás.