20/10/2023 às 05h49min - Atualizada em 20/10/2023 às 05h49min

Provas do Sistema de Avaliação Educacional do Amazonas ganham novas datas de aplicação

No total, 1.080 escolas públicas municipais e estaduais participarão da avaliação

Secom
FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Marcada para acontecer, no período de 23 de outubro a 10 de novembro, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar em busca de diminuir os impactos causados pela estiagem, adiou a aplicação das provas do Sistema de Avaliação Educacional do Amazonas (Sadeam). Com a nova data, a aplicação do exame está prevista para ocorrer nos dias 6 a 17 de novembro.  No total, 1.080 escolas públicas municipais e estaduais participarão da avaliação voltada para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

 

A prova do Sadeam atua no diagnóstico dos níveis de aprendizagem, medindo a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas da rede pública.

 

A coordenadora estadual do Sadeam, Angélica Cordeiro, explicou que em em razão da dificuldade de logística provocada pela estiagem, a prova precisou ser adiada, porém, considerando o início das chuvas e o sinal da subida dos rios, já é possível ter a estimativa de nova data. 

 

“Decidimos alterar essa data para garantir a participação de todos os nossos estudantes, visto que algumas comunidades já tinham sinalizado a impossibilidade da participação na prova. Com a nova data, buscamos atender todas as escolas dos 62 municípios”, enfatizou Angélica. 

 

O resultado das provas do Sadeam, integram as ações do Programa Amazonas + Alfabetizado, lançado em agosto pelo governador Wilson Lima e pactuado com os 62 prefeitos em evento com a presença do ministro da Educação (MEC), Camilo Santana. A avaliação também compõe um dos cinco  itens de condicionalidades para que os entes federados possam concorrer a receber os recursos da complementação Valor Aluno/Ano por Resultados (Vaar).

 

O Vaar é uma complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que utiliza indicadores de qualidade educacional como parâmetros definidos pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para distribuição dos valores com base em dados do Censo Escolar.

 

A avaliação é realizada desde o ano de 2008 e tem o objetivo de medir o desempenho escolar dos estudantes para oferecer subsídios para a reformulação de políticas públicas e contribuir para a composição do Índice de Desempenho Educacional do Amazonas (Ideam) e da Distribuição de Rateio do ICMS Educação (Drie).

 

Amazonas + Alfabetizado

Em agosto de 2023, o Governo do Amazonas, juntamente com as prefeituras municipais, assinou o termo de adesão em regime de colaboração para o programa Amazonas + Alfabetizado e ICMS da Educação. Os principais pontos positivos a partir da implantação do sistema de avaliação para o ICMS da educação são: análise temporal da evolução da aprendizagem (anual); tempestividade dos resultados; ampliar a participação dos estudantes; indicadores baseados na nossa realidade e melhor utilização dos indicadores no enfrentamento das desigualdades educacionais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90