25/07/2023 às 08h20min - Atualizada em 25/07/2023 às 08h20min

Bolsonaro: “Entregue sua arma, os vagabundos agradecem”

Ex-presidente criticou política desarmamentista de Lula, em seu Twitter

Pleno News
Ex-presidente Bolsonaro Foto: Isac Nóbrega/PR
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou a sua conta no Twitter para criticar os decretos do governo Lula (PT) que tornam mais rígidos o controle de armas de fogo no país.

Em uma postagem na manhã desta segunda-feira (24), Bolsonaro publicou uma foto de 2004, onde aparece colocando uma faixa em um gramado de Brasília com os dizeres “entregue sua arma, os vagabundos agradecem”.

Na época, Bolsonaro cumpria o seu quarto mandato como deputado federal e fazia oposição à campanha do desarmamento, política adotada no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, entre 2004 e 2011, recolheu e destruiu mais de 570 mil armas em circulação no Brasil.

Os novos decretos antiarmas foram assinados por Lula nesta última sexta-feira (21). Entre as novas regras, estão a redução do limite de armas a que podem ter acesso caçadores, atiradores esportivos e colecionadores (CACs), e a restrição de uso de alguns calibres, como o da pistola 9mm, que só poderão ser utilizadas por forças de segurança. Outra medida foi a limitação de horário de funcionamento para clubes de tiro.


BOLSONARO FLEXIBILIZOU USO DE ARMAS EM SEU GOVERNO

Ao longo de seu mandato na Presidência da República, a flexibilização do acesso a armas foi uma das principais pautas adotadas por Bolsonaro.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número de registros CACs saltou de 117,5 mil em 2018 para 783,4 mil em 2022.

O ex-presidente entende que a aquisição dos armamentos era importante para a legítima defesa dos civis, entoando, em diversas ocasiões, a frase “povo armado jamais será escravizado”.

Durante a cerimônia de lançamento das novas medidas na última sexta (21), o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que as medidas adotadas no governo do ex-presidente avolumou o poder de fogo de organizações criminosas. A declaração não foi acompanhada de qualquer comprovação.

*Com informações AE

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90