11/07/2023 às 07h54min - Atualizada em 11/07/2023 às 07h54min

Oito estados estão em alerta para tempestades e ciclones: “Perigo potencial”

Segundo Inmet, há “perigo potencial” de tempestades e chuvas intensas em oito estados. Ciclone extra-tropical está relacionado à frente fria

Metrópoles
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), oito estados estão sob “alerta amarelo”, com “perigo potencial” de tempestades e chuvas intensas, em razão da passagem de um ciclone extratopical. Os estados são: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Roraima e Sergipe.

Segundo o órgão, as consequências do fenômeno já poderão ser sentidas a partir desta quarta-feira (12/7), podendo se estender até a manhã de sexta-feira (14/7). A previsão do tempo aponta para tempestades e temperaturas baixas, porém, nos estados do Amazonas, Roraima e Sergipe, as chuvas são causadas pelo transporte de umidade.
Ciclone extratropical

Conforme o Inmet, a formação de um ciclone extratropical está associada a uma frente fria que deve avançar para além do Sul do país, em áreas também do Sudeste e Centro-Oeste. Nessas áreas, existe a tendência de queda de 10°C a 12°C com relação ao observado no dia anterior.

Segundo o órgão, o fenômeno se torna mais forte e recorrente em razão da intensificação das mudanças climáticas.


Veja a previsão do tempo:

Terça-feira (11/7): temperaturas máximas caem no Rio Grande do Sul devido ao aumento da nebulosidade e da chuva.
Quarta-feira (12): o ar frio avança sobre a Região Sul e Mato Grosso do Sul
Quinta-feira (13): o frio chega a áreas de Mato Grosso, Rondônia, sul do Acre, oeste e sul de Goiás, São Paulo, Triângulo mineiro, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Ainda segundo o Inmet, o volume das chuvas podem superar os 100 mm, com rajadas de vento superiores a 100 km/h.

Alerta da Marinha

A Marinha do Brasil emitiu uma nota alertando que o ciclone poderá provocar ressaca, com ondas de altura de até 4,5 metros, entre Chuí (RS) e Laguna (SC), entre as noites de quarta (12) e sexta-feira (14). O fenômemo também poderá afetar a faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e São Paulo, de Laguna (SC) a São Sebastião (SP), com ventos de até 100 km/h.

Durante o último fim da semana, acumulados de chuva maiores do que 80 mm foram registrados na costa leste do Nordeste. Em João Pessoa (PB), o volume foi de 199 mm; em Maceió (AL), de 133 mm; e, em Palmares (PE), de 127 mm.

Só o estado de Alagoas registra mais de 23 mil desabrigados em decorrência das fortes chuvas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90