20/12/2018 às 11h14min - Atualizada em 20/12/2018 às 11h14min
Astronautas retornam à Terra após momentos de tensão no espaço
Tripulação investigou um buraco na fuselagem da cápsula russa Soyuz e poderia ter sido provocado por sabotadores
R7
Foto:Shamil Zhumatov/Reuters Três membros da tripulação da Estação Espacial Internacional voltaram à Terra em segurança nesta quinta-feira, pousando no Cazaquistão em uma espaçonave russa Soyuz, informou a Nasa.
A astronauta da Nasa Serena Auñón-Chancellor pousou com o alemão Alexander Gerst, da Agência Espacial Europeia (ESA), e o cosmonauta russo Sergey Prokopyev às 3h02, horário de Brasília
Serena estava no espaço há 197 dias e contribuiu com centenas de experimentos científicos a bordo da estação espacial orbital.
Foto: Shamil Zhumatov/Reuters - 20.12.2018
Segundo relatos, a tripulação está em bom estado, e Serena deve voltar para sua casa em Houston depois de passar por exames médicos, informou a Nasa
O astronauta alemão Alexander Gerst postou no Twitter uma citação de escritor Charles Bukowsk antes de embarcar na viagem de volta para a Terra:
"Há um lugar no coração que nunca será preenchido. Um espaço. E mesmo durante os melhores momentos, e os melhores momentos, vamos conhecê-lo. Vamos conhecê-lo mais do que nunca. Há um lugar no coração que nunca será preenchido e vamos esperar e esperar nesse espaço ".
Foto: Shamil Zhumatov/Reuters - 20.12.2018
Após o pouso no Cazaquistão, os três astronautas foram homenageados com bonecas Matrioskas decoradas com seus rostos. O brinquedo artesanal é um símbolo da cultura russa
Nos últimos meses, os astronautas precisaram investigar um buraco na fuselagem da cápsula russa Soyuz que estava vazando o oxigênio da Estação Espacial Internacional.
Oleg Kononenko e Sergei Prokopyev fizeram uma caminhada espacial para avaliar os riscos e fazer os consertos necessários. Havia uma suspeita de que o problema teria sido resultado de uma sabotagem e não apenas um acidente, mas essa hipótese foi descartada.
Três tripulantes continuam na Estação Espacial: Anne McClain, da Nasa, David Saint-Jacques, da Agência Espacial Canadense, e o russo Oleg Kononenko. A partir de fevereiro eles terão a companhia de mais três tripulantes
A Nasa depende de foguetes russos para levar astronautas à Estação Espacial desde que os EUA aposentaram seus ônibus espaciais em 2011, mas a agência anunciou planos de voos de teste para transportar dois astronautas em foguetes comerciais fabricados pela Boeing e pela SpaceX em abril.
Foto: Shamil Zhumatov/Reuters - 20.12.2018