23/05/2023 às 12h11min - Atualizada em 23/05/2023 às 12h11min
Avó implora ao neto detido por tentativa de assalto: 'Você quer perder sua vida? Para com isso'
Tentativa de roubo na manhã desta terça-feira foi flagrada por agentes da escolta da Casa da Moeda que passavam na hora pelo local. Um comparsa foi morto
Extra
Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo "Tenha misericórdia de mim". O apelo desesperado e emocionado de uma avó chamou atenção nessa manhã, ao ver o jovem detido por tentativa de assalto na Região da Leopoldina. Abaixada ao lado do rapaz a mulher, que estava com um capacete na cabeça, dá conselhos ao jovem para "deixar aquela vida". Ao final pergunta se pode dar um beijo no parente. O rapaz, identificado apenas como Jonathan, estava acompanhado de um comparsa. A dupla trocou tiros com os policiais. O outro morreu.
— Tenha misericórdia de mim. Você quer perder a sua vida para você ter paz, Jonathan? Em nome de Jesus, meu filho, para com isso e vai viver— implora a mulher, desesperada ao ver o neto imobilizado e deitado no chão com policiais ao lado.
Chorando, ela diz que ama o neto e o aconselha a deixar a vida do crime, para criar a neta Em seguida diz que o ama e que o que ele faz não é certo. Por fim promete apoiá-lo, se ele resolver mudar de vida:
— Eu não vou te abandonar, mas, por favor, muda sua vida vida — apela, antes de dar um beijo no rosto do rapaz e dizer que o ama.
Depois ela se levanta, pendura uma bolsa no ombro, agradece aos policiais, e se afasta, secando as lágrimas. A tentativa de assalto aconteceu na manhã desta terça e foi flagrada por policiais que passavam na hora pelo local.
A mulher, que não se identificou nem deu entrevistas, chegou ao local levada por um mototaxista. Ela soube da prisão do neto pela TV.
Os dois rapazes, que seriam da Favela Nova Holanda, estavam na mesma motocicleta e vinham praticando assaltos pelo Centro. A perseguição por agentes que faziam a escola de um blindado da Casa da Moeda, que desconfiaram da dupla, começou na Avenida Presidente Vargas e seguiu pelas avenidas Francisco Bicalho e Rei Pelé. Ao perceber que estava sendo perseguida a dupla abriu fogo contra os policiais.
Os dois ficaram feridos, sendo que um deles morreu na Avenida Rei Pelé. O outro, que estava na garupa tentou fugir pulando no canal do Mangue. Ele foi ferido e levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro.
Pelo menos dois carros que passavam pelo local, um deles de aplicativo, foram atingidos pelos tiros, mas não houve feridos entre os ocupantes dos veículos. A ação prejudicou o trânsito no loca, que ficou congestionado até a altura da passarela 4 da Avenida Brasil.