Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o serviço itinerante do Governo do Amazonas, o Ônibus da Mulher, retornará os atendimentos nesta quarta-feira (08/03), no bairro Nova Floresta, zona leste de Manaus. Coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a programação contará com atendimento psicossocial gratuito e orientações sobre violência doméstica e direitos das mulheres.
O veículo estará estacionado no Instituto Movimento Popular em Saúde, no bairro Nova Floresta, com atendimento das 8h30 às 13h. No espaço, haverá agendamento para emissão de RG, primeira e segunda via, e serviços de embelezamento, como design de sobrancelha, manicure e corte de cabelo feminino e masculino.
Além disso, as assistidas poderão realizar atendimentos em saúde, como exame preventivo, higiene bucal e vacinação Covid-19, e ainda orientação sobre a carteira da Pessoa com Deficiência (PcD), o projeto Idoso Empreendedor, Crédito Rosa, Auxílio Brasil e cadastro único.
A titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, frisa que o Governo do Amazonas busca descentralizar os serviços para que cheguem a todos os públicos do estado, no caso do Ônibus da Mulher, a prioridade é que as mulheres tenham acesso a informações sobre a rede de proteção.
“Estamos no mês da mulher, e pensando nisso iremos iniciar com serviços de atendimento e orientação voltados a esse público, além de idosos e PcDs também. Por meio do Ônibus, conseguimos levar informações e serviços básicos para diversas áreas do estado, e com isso muitas mulheres têm conhecimento sobre o assunto e podem denunciar os casos”, pontuou a secretária.
A secretária Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM) da Sejusc, Maricília Costa, reforça que os serviços ocorrerão durante todo o mês da mulher, em diversas áreas de Manaus.
“Toda semana realizaremos os atendimentos em algum ponto da capital, primeiro iremos na zona leste, depois para a Região Metropolitana de Manaus, na comunidade Lago do Limão, depois para o Puraquequara e finalizaremos na Delegacia da Mulher, no Parque 10. Nosso objetivo é atender e orientar o máximo de pessoas possíveis, sendo a estimativa de 250 atendimentos por ação”, reforçou Maricília.
Requerimento Os serviços do Ônibus da Mulher podem ser solicitados por qualquer prefeitura do interior do estado, parceiro público e privado, por meio do e-mail: [email protected].