01/11/2022 às 18h56min - Atualizada em 01/11/2022 às 18h56min
Grupo terrorista palestino Hamas parabeniza Lula por vitória nas eleições
O Hamas surgiu na Palestina na década de 1980 e até hoje promove uma série de ataques terroristas contra Israel
R7
Apoiadores palestinos do Hamas participam de um protesto anti-Israel na Cisjordânia MUSSA QAWASMA/REUTERS - 14.10.2022 O grupo terrorista Hamas parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva por sua vitória eleitoral após ter derrotado Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições, no último domingo (30).
Em uma publicação em seu site oficial na segunda-feira (31), o grupo se refere a Lula como um "lutador pela liberdade".
O texto ainda afirma que Basim Naim, membro do comitê executivo do grupo, "considerou a eleição de Lula uma vitória para todos os povos oprimidos ao redor do mundo, particularmente o povo palestino, pois ele é conhecido por seu forte e contínuo apoio aos palestinos em todos os fóruns internacionais".
"Ele espera que o presidente Lula mitigue todos os efeitos do apoio ilimitado ao estado de ocupação israelense”, conclui a publicação.
O Hamas surgiu na Palestina na década de 1980 e até hoje promove uma série de ataques terroristas contra Israel. O grupo foi criado inicialmente com o principal objetivo de implementar a luta armada com os israelenses.
Atentatos suicidas na década de 1990
O Hamas ganhou projeção após a primeira intifada por se posicionar como o principal grupo palestino a ser radicalmente contra acordos de paz entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP).
Desde 1996, o grupo terroristas realizou vários atentados suicidas que mataram centenas de israelenses. Desde 2007 o Hamas controla a Faixa de Gaza, território com 2,3 milhões de habitantes.